Indústria do Brasil se consolida como maior produtora de calçados de todo o ocidente

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 21 de fevereiro de 2024 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento reúne fabricantes de Brasil, México, Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala, Chile, El Salvador, Venezuela, Uruguai e Nicarágua

Maior produtora de calçados do Ocidente, a indústria calçadista brasileira foi destaque no 25º Fórum Latino-Americano do Calçado, realizado na Colômbia.

Além de representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), participaram do evento executivos das indústrias de calçados do México, Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala, Chile, El Salvador, Venezuela, Uruguai e Nicarágua.

Na oportunidade, o gestor de projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, apresentou o programa Origem Sustentável, o único a certificar empresas da cadeia produtiva do calçado com práticas ESG no mundo.

“Temos uma indústria sustentável, nos pilares ambiental, econômico e social, e todas as condições de sermos referência internacional na produção de um calçado ecologicamente correto e produzido a partir de processos que respeitam os direitos humanos. Isso pode trazer ganhos de competitividade, especialmente diante do calçado asiático, que não tem esses atributos cada vez mais relevantes para o consumidor internacional”, comentou o gestor.

O executivo também ressaltou que já são mais de cem empresas certificadas ou em processo de certificação na indústria calçadista brasileira.


+ Economia