compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O bom desempenho do setor sinaliza uma retomada moderada, impulsionada principalmente pelo mercado interno

A indústria calçadista brasileira criou 10,22 mil novos postos de trabalho nos quatro primeiros meses de 2025, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), com base em levantamentos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Somente em abril, o saldo positivo foi de 1,06 mil vagas formais.
Com isso, o setor encerrou o quadrimestre com 292,4 mil empregos diretos em todo o país, número 3,34% superior ao registrado no mesmo período de 2024.
Para o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, o crescimento na geração de empregos está diretamente ligado ao aumento da produção, que deve ultrapassar 940 milhões de pares de calçados neste ano, com alta estimada entre 1,4% e 2,2%.
“A indústria calçadista, por ser intensiva em mão de obra, responde muito rapidamente ao aumento da demanda”, afirmou Ferreira.
O bom desempenho do setor sinaliza uma retomada moderada, impulsionada principalmente pelo mercado interno, e reforça a importância da cadeia calçadista como geradora de empregos e renda no Brasil.