Imagem de satélite: Polícia Ambiental multa fazendeiro por desmatamento irregular

  • Robson Leite
  • Publicado em 31 de dezembro de 2021 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com imagens de satélite, a Polícia Ambiental constatou a destruição de vegetação nativa, além do corte isolado de árvores nativas

A área demarcada no mapa foi desmatada sem autorização da autoridade e, por isso, multada pela Polícia Ambiental

A fiscalização está mais sofisticada, podendo ser iniciada na frente de um monitor de televisão ou de computador, e finalizada no local da ocorrência.

Foi assim que procedeu o 1º Pelotão de Policiamento Ambiental, da 3ª Companhia de Polícia Ambiental, sediados em Franca.

Ao constatar nas imagens de satélite a destruição de vegetação nativa, objeto de especial preservação — além do corte isolado de árvores nativas — o cabos militares Mendes e Ferreira rumaram para a Fazenda Santa Cruz/Maritá, município de Franca, e aplicaram a multa de R$ 5.900,00.

Segundo os policiais, a equipe recebeu a denúncia de degradação da vegetação nativa, fato constatado por meio de monitoramento de satélite por quadrante.

No local, a equipe constatou o desmatamento da vegetação nativa do Bioma Cerrado, fisionomia Cerradão em estágio médio de regeneração natural em área correspondente a 0,5 hectares.

Também foi verificado o corte isolado de 8 exemplares arbóreos de espécies nativas em área comum.

Considerando que infrator não requisitou a autorização do órgão ambiental competente, CETESB, foi lavrado em desfavor do proprietário os Autos de Infrações pertinentes e embargo da área de 0,5 hectares.

Além disso, a ocorrência está sendo encaminhada via ofício visando para as providências de polícia judiciária cabível.


+ Meio Ambiente