ACIF revela: Comércio contrata e diminui saldo negativo de empregos, em Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 1 de fevereiro de 2021 às 07:00
  • Modificado em 1 de fevereiro de 2021 às 11:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Setor foi responsável pela criação de 1.690 postos de trabalho no município que, apesar das contratações, fechou 2020 com menos 2.762 vagas

Em Franca, comércio foi responsável por novas contratações que diminuíram o desemprego na cidadeEm Franca, comércio foi responsável por novas contratações que diminuíram o desemprego na cidade

 

O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) realizou um levantamento com base nos números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) relativo às contratações de 2020.

De acordo com os registros, o setor de Comércio foi o que mais empregou abrindo 1.690 vagas durante o último ano que, apesar das contratações, se encerrou com saldo negativo de 2.762 vagas.

Além do Comércio, também empregaram os setores de Serviços (91 vagas) e Agropecuária (19).  A Indústria, por sua vez, fechou 4.472 vagas de trabalho.

“O Comércio impediu que fosse ainda maior o prejuízo econômico ocasionado pela crise sanitária advinda da pandemia de Covid-19”, afirma o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto.

“No primeiro semestre, com a suspensão das atividades econômicas, o próprio Comércio chegou a desempregar 1.463 pessoas, cenário que mudou consideravelmente com a liberação do FGTS e pagamento do Auxílio Emergencial, este último pago entre os meses de abril e dezembro”.

“O benefício injetou cerca de R$ 250 milhões na economia local, contribuindo para o bom desempenho do setor. Válido ressaltar que, no Comércio, os segmentos de supermercados, minimercados, mercearias e lojas de variedades foram os que mais empregaram”, disse o presidente.

Outros fatores que também influenciaram o bom desempenho do Comércio no segundo semestre de 2020 foram a progressão da região de Franca para a fase amarela do Plano São Paulo, que flexibilizou as atividades econômicas na cidade, e o calendário comercial com o Dia das Crianças, Black Friday e Natal.


+ Trabalho