Homem se desespera para salvar seus cavalos ao ter sítio atingido por queimada

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 9 de setembro de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O vídeo que mostra o sitiante chorando ao lado dos bichos foi gravado por trabalhadores que estavam às margens de uma rodovia que passa por Batatais.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o sitiante Leonardo Sandrin Bellon chorando ao tentar salvar cavalos da propriedade dele em Batatais.

Um incêndio de grandes proporções atingiu a zona rural do município na quarta-feira (8), chegando ao sítio, e o obrigou a soltar os animais para que eles não morressem queimados.

O desespero de Leonardo foi compensado horas depois ao voltar ao local e ver que os cavalos tinham conseguido sobreviver.

“Achei que os cavalos não ia conseguir salvar nenhum, só pensava neles”, diz.

O fogo que já durava três dias na zona rural se alastrou pela vegetação seca próximo à Usina Batatais na quarta-feira.

O sítio de Leonardo fica bem perto da empresa e ele percebeu a aproximação rápida das chamas por causa do vento. Foram cerca de 20 minutos para que o incêndio tomasse conta de tudo.

“Tive que sair, porque era fumaça, fogo. A gente fica com medo de pegar na casa, nas coisas, ficar encurralado e não ter jeito de sair”, afirma.

Tudo ficou queimado em torno do barracão e o jeito foi soltar os animais para não sofrerem com o fogo

Sem alternativa, ele decidiu cortar a cerca para soltar os nove cavalos. Na correria, Leonardo conseguiu conduzir três deles, mas o restante ficou para trás.

O vídeo que mostra o sitiante chorando ao lado dos bichos foi gravado por trabalhadores que estavam às margens de uma rodovia que passa por Batatais.

“A gente cortou a cerca e uns saíram correndo, e os que a gente conseguiu pegar foram aqueles”, diz ao se referir ao vídeo.

As cenas também mostram o fogo avançando sobre um canavial e uma densa cortina de fumaça.

Depois que o fogo se afastou, Leonardo voltou à propriedade e, para a surpresa dele, todos os bichos estavam a salvo, inclusive um cachorro que mora no local. Os cavalos estavam assustados, mas sem ferimentos.

Assista ao vídeo: Assista aqui ao vídeo postado pelo G1.

Danos

O pasto e as cercas foram queimados, mas o barracão e a casa do sítio não sofreram danos. Ele estima que o prejuízo seja de R$ 20 mil.

“No meu sítio não tem força, não tem água para os cavalos. Estou tendo que correr atrás de tudo. A bomba não funciona e não joga água no cocho.”

Nesta quinta-feira (9), o incêndio segue descontrolado. Equipes dos bombeiros, de usinas e concessionárias atuam no combate.


+ Cidades