HISTÓRIAS DA MÚSICA UNIVERSAL

  • mmargoliner
  • Publicado em 17 de abril de 2016 às 11:34
  • Modificado em 17 de abril de 2016 às 11:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

BILLY, CHET e TONY

William Clarence “BILLY” ECKSTINE  foi um dos maiores nomes da “Grande Fase das Big Bands”. Trompetista e primeiro band-leader de destaque nos anos 40, foi também consagrado cantor, considerado o primeiro intérprete negro de música romântica. Sua voz adocicada de barítono influenciou muitos cantores surgidos nos anos 50 e 60, entre os quais Lou Rawls.

Em 1944  Billy Eckstine formou uma big band que teve em suas fileiras nomes que viriam a ser famosos, como Dizzy Gillespie, Miles Davis, Dexter Gordon, Sarah Vaughn e muitos outros.

Entre seus grandes sucessos estão “Blue Moon”, de 1949,  “My Foolish Heart” , de 1950 e “I Apologize”, de 1951, esta última, regravação de um hit  de Bing Crosby do ano de 1931.

Faleceu aos 78 anos de idade, em 8 de março de 1993, em Pittsburgh, Pennsylvania, em decorrência de um derrame cerebral.

Chesney Henry “CHET” BAKER está entre os grandes nomes da música nos últimos tempos. Um dois maiores ícones do jazz, nasceu em Yale, Oklahoma, Estados Unidos, em 23 de dezembro de 1929. Filho de pai guitarrista e mãe pianista, Baker iniciou a carreira cantando num coral de igreja, sendo logo apresentado ao trombone e ao trompete. Mas a consagração veio mesmo quando decidiu-se de verdade pelo trompete e pelo flugelhorn. Sua maneira de cantar também tornou-se marca registrada. Ao longo de sua carreira trabalhou com grandes nomes como Stan Getz e  Charlie Parker, e marcou época  com seu Chet Baker Quartet entre 1953 e 1956. Diversos prêmios como instrumentista e cantor marcaram sua trajetória no mundo musical.

Devido ao uso constante e amplamente divulgado de drogas como cocaína e  heroína, foi preso diversas vezes , vindo a morrer ao cair da janela do 2º andar de um hotel em Amsterdam, na Holanda, em 13 de maio de 1988.

Entre suas mais cultuadas gravações podemos destacar a super clássica “My Funny Valentine”, na qual se evidencia sua vocalização super particular.

TONY BENNET é o nome artístico de Anthony Dominick  Benedetto,  nascido  em 3 de agosto de 1926 em New York.

Sua versatilidade permite que “passeie” com tranquilidade  incomum entre o jazz e o pop, a música romântica e o swing, influenciando muita gente desde os anos 50 até os dias de hoje. Bennet começou a cantar ainda menino e desenvolveu sua técnica vocal, dedicando-se à carreira profissional, após haver lutado como integrante da infantaria americana no final da Segunda Guerra. Durante algum tempo imitou Frank Sinatra mas com o amadurecimento da carreira e com o auxílio de competentes diretores musicais, desenvolveu e consolidou seu próprio estilo, fazendo escola.

Seu primeiro grande sucesso aconteceu em 1951, a balada romântica “Because of You”. Seguiram-se “Cold, Cold Heart”, “Blue Velvet”, “The Lady Is a Tramp”!  e sua marca registrada “I Left My Heart In San Francisco”.

Ultimamente tem gravado com diversos nomes da música pop, entre os quais Stevie Wonder, Bono Vox, Sting,  Amy Winehouse e outros, com destaque para o disco que fez  juntamente com Lady Gaga, em 2013.

Atualmente também se dedica à pintura, usando a assinatura de Anthony Benedetto.

TALENTOS DA NOITE DE FRANCA

Meu amigo Expressinho Vianna, campeão de atendimento com seu “Rancho da Picanha”, sempre me apresenta gente talentosa que se apresenta por lá. Desta feita, pude conhecer a versatilidade do violonista e cantor Vinícius Frade, que já está há cerca de dois anos na estrada e vai muito bem fazendo MPB e pop.

Vinícius é de uma boa safra artística de Franca, que nos traz também bons percussionistas, como seu companheiro de jornadas Tom Daniel.

Valeu conhecer!

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Grandes originais e primorosas releituras. Tocamos Chet Baker, Sérgio Mendes, Diana Ross, Sophie Milman, Ivon Cury, Frank Sinatra, Orquestra Tabajara…Coisas que, NORMALMENTE, você não ouve por aí.

Sábado às 9h e domingo às 10h da manhã na Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz.

Sábado e domingo às 11h da manhã em www.radionovaip.com.br-Ribeirão Preto-SP.

Sábado e domingo às 12 e 20h em www.ponto1000.com- Ribeirão Preto-SP.

Aguarde os horários da Rádio Top Flash.

BENY CHAGAS Mr. FLASHBACK

O maior mix de super hits de 1950 a 1989 em todo o mundo !

Elvis Presley, Creedence Clearwater Revival, João Só, Elton John, Paul Anka e muito mais !

Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz : sábado às 10 e domingo às 11h da manhã

Novaip.com.br – Rib. Preto-SP : sábado e domingo às 12 h

Ponto1000.com –Rib.Preto-SP : diversos horários.

Aguarde os horários da Rádio Top Flash e novos endereços.

Não abrimos mão de você!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero