HISTÓRIAS DA MÚSICA UNIVERSAL

  • mmargoliner
  • Publicado em 4 de janeiro de 2016 às 08:41
  • Modificado em 4 de janeiro de 2016 às 08:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dó-ré-mi-fá…fá…fá…Do-ré-do-ré…ré…ré…

Música é uma palavra de origem grega. Vem de musiké téchne, a arte das musas – e se constitui, basicamente, de uma sucessão de sons, entremeados por curtos períodos de silêncio, sucessão esta, organizada ao longo de um determinado tempo.

Assim, música  é uma combinação de elementos sonoros que são percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som, tais como duração, altura, intensidade e timbre, que podem ocorrer em diferentes ritmos, melodias ou harmonias.

Nota musical é o nome que se dá a um elemento sonoro formado pela
vibração no ar.  Sobre um conjunto de
cinco linhas denominado PAUTA ou PENTAGRAMA, pode ser definida por sinais
denominados claves.

Do ponto de vista físico uma nota musical é uma onda que se propaga pelo ar com determinada freqüência que, quando captada pelo ser humano, recebe o nome de som.

A combinação das notas musicais pode definir uma harmonia e uma melodia e a essa arte se dá o nome de música.

As notas musicais básicas são chamadas de dó, ré, mi fá, sol, lá e si. Sua origem vem da música coral medieval, baseada nas letras de diferentes alfabetos. Por convenção, seu uso fica assim : o A corresponde ao lá, o B ao si, o C ao do, o D ao ré, o E ao mi, o F ao fá e o G ao sol. Nos países latinos e eslavos, a denominação das notas musicais deve-se ao monge italiano Guido D’Arezzo, célebre músico que viveu no século XI. Em seus tratados, ele idealizou um sistema para recordar os tons das sete notas. Para isso, usou as sílabas iniciais de cada verso do Hino a São João Batista: Ut queant laxis / Resonare fibris / Mira gestorum / Famuli tuorum / Solve polluit / Labii reatum / Sancti loannis. (Tradução: Purificai bem-aventurado João, os nossos lábios polutos, para podermos cantar dignamente as maravilhas que o Senhor realizou em Ti. Dos altos céus vem um mensageiro a anunciar a teu Pai, que serias um varão insigne e a glória que terias.)

Os corais de meninos,  antes de suas exibições em público, cantavam este hino, pedindo com fé a São João Batista que protegesse suas cordas vocais.

Assim surgiram ut, ré, mi, fá, sol, lá – e o si, formado pelas iniciais do nome do santo (Johannes-cuja pronúcia é Iorrânes). Seis séculos mais tarde, em 1693, o nome ut, que era difícil de pronunciar no solfejo – leitura ou entonação dos nomes das notas de uma peça musical -, foi substituído por dó, por sugestão do músico italiano Giovanni Battista Doni. No entanto, em alguns países, como a França, por exemplo, a primeira nota da escala continua sendo chamada de ut.

TEM GENTE BOA QUE NASCEU EM FRANCA…

…e tem seu nome inscrito nas pautas musicais de todo o mundo : Maestro MÁRIO FERRARO.

É Júnior. Filho do meu amigo Mário Ferraro, grande artista plástico francano e de Dona Zezé.

Compositor clássico, pianista, arranjador, regente de coral , além de produtor e diretor também na área da música popular, teatro, cinema e vídeo, Mário é PhD em composição musical pela City University, de Londres (2011) e desde 2003 leciona música na UFRJ, onde graduou-se em 2002 e já abiscoitou um prêmio “Camargo Guarnieri com uma peça musical.

Volto a falar sobre este meu amigo em um dos próximos posts com mais espaço e calma.

Edit

(Na foto , Mário é o da direita)

MORRE NATALIE COLE

Filha do ícone dos anos 50 e 60  Nat “King” Cole, Natalie ficou conhecida nos anos 80 com seu hit “This Will Be”, que foi seguido de “Inseparable” e “Our Love”. Logo depois, graças a uma montagem de áudio e vídeo, fez sucesso juntamente com seu pai interpretando um sucesso de Nat dos anos 50, “Unforgettable”.

A cantora morreu na noite de 31 de dezembro aos 65 anos, vítima de insuficiência cardíaca, após um transplante de rim e  internação de vários dias para tratamento de problemas hepáticos.

Ganhadora de 9 prêmios Grammy, ela lutava contra outros problemas de saúde há alguns anos e chegou a cancelar várias apresentações em dezembro de 2015, inclusive o show de virada do ano no Disney Hall em Los Angeles. 

No nosso próximo programa de rádio prestaremos uma pequena homenagem a Natalie e seus admiradores.


BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Clássicos e standards da música universal. Consagrados originais, primorosas releituras vocais e instrumentais. Coisas que você não ouve NORMALMENTE por aí.  

Sábado às 9 e domingo às 10 da manhã na Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz.

Sábado às 11 e domingo ao meio-dia em www.francanoticias.com.br.

Sábado e domingo às 11 da manhã em www.radionovaip.com.br-Ribeirão Preto-SP.

Aguarde mais endereços. Não abro mão de você.


*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero