HISTÓRIAS DA MÚSICA BRASILEIRA

  • mmargoliner
  • Publicado em 11 de abril de 2016 às 10:10
  • Modificado em 11 de abril de 2016 às 10:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

JOÃO, IVAN E DJAVAN

Grandes nomes da nossa música. Para nós, que já passamos de cinco décadas na partitura da existência, nomes como esses são sinônimo de talento e criatividade, que nunca saem do repertório que nossas mentes cantarolam no dia a dia. Sempre há de surgir, ao menos um trecho que seja, de alguma criação desses verdadeiros mestres da música popular dita “de qualidade”.  E não nos custa nada levantar e levar até você, por mais básico que seja, alguma coisa a seu respeito.

JOÃO BOSCO de Freitas Mucci:  É mineiro, nascido em Ponte Nova no ano de 1946. Começou a compor, vejam só, com Vinícius de Moraes, nos anos 60 (prefiro assim do que “nos anos 1960”, pode ser ?). Entretanto, foi após conhecer e se associar a Aldir Blanc, em 1970, que se fez notar na cena, como compositor  e, juntos, conseguiram dar à luz verdadeiras obras- primas como “De Frente Pro Crime”, “Dois Pra Lá, Dois Pra Cá”, “O Mestre- Sala Dos Mares” e “O Bêbado e a Equilibrista”. Esta última foi um dos maiores sucessos de Elis Regina, sua maior intérprete.

IVAN Guimarães LINS. Este é carioca, nascido em 1945. Ainda criança, passou três anos nos Estados Unidos. Formado em química industrial, começou a carreira  apresentando-se em festivais universitários , o que lhe abriu as portas pra uma carreira simplesmente brilhante. Aprendeu piano sozinho e aos 18 anos dedicou-se ao estudo da bossa-nova e do jazz. De novo citamos aqui Elis Regina, desta feita, como a responsável pela projeção de Ivan como compositor, quando gravou e fez sucesso nacional em 1970 com  sua criação em parceria com Ronaldo Monteiro de Souza, “Madalena”. No Festival da Globo de 1971 obteve o segundo lugar com “O Amor é Meu País”. Grandes criações :”Agora”, “Começar De Novo”, “Abre Alas”, “Vitoriosa” e tantos outros.

É, seguramente, o autor brasileiro mais gravado no exterior, atualmente, tendo sua obra sido perpetuada , por  exemplo, por Quincy Jones, George Benson, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughn, Barbra Streisand, e por aí afora.

DJAVAN Caetano Viana nasceu em Maceió, Alagoas, em 1949. É outro que aprendeu a tocar “de ouvido”,  aos 16 anos.  Não sem antes, porém, haver tentado ser craque de futebol, jogando na várzea de sua cidade natal. Abandona a busca pela carreira profissional como meio-campista e  desembarca no Rio aos 23 anos, pra se dedicar ao que realmente lhe daria notoriedade não só no cenário nacional como também no exterior. “Flor de Lis”, uma de suas obras primas, está no seu LP de estréia , “A Voz, o Violão e a Arte de Djavan”, de 1976.

Em 1980 compôs com Chico Buarque “Alumbramento”, canção-título de seu disco daquele ano.

Alguns de seus grandes hits :”Meu Bem Querer”, “Fato Consumado”, “Serrado”, “Lilás”, “Oceano”, entre tantos e tantos outros.

Uma de suas gravações mais conhecidas e de projeção internacional e que  conta com a participação de Stevie Wonder  é a clássica “Samurai”.

(Fonte: Material de meu arquivo pessoal de recortes de revistas e jornais em diversas épocas.

ROBERTO CARLOS


O primeiro disco gravado pelo “Rei” foi lançado no mercado em 1959. Era um 78 rpm (rotações por minuto) contendo as músicas “João e Maria” e “Fora do Tom”, bem na cola de João Gilberto (voz e estilo). Ambas as músicas foram compostas por Carlos Imperial.

Seu disco mais raro é “Louco Por Você”, seu primeiro LP, de 1961. Muito disputado por colecionadores e fãs, esse disco teve uma tiragem limitadíssima de 500 cópias. 

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Grandes originais e primorosas releituras. Tocamos Dinah Washington, Mose Alison, George Benson, Harry James, Peggy Lee,  Michael Bublé…Coisas que, NORMALMENTE, você não ouve por aí.

Sábado às 9h e domingo às 10h da manhã na Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz.

Sábado e domingo às 11h da manhã em www.radionovaip.com.br-Ribeirão Preto-SP.

Sábado e domingo às 12 e 20h em www.ponto1000.com- Ribeirão Preto-SP.

BENY CHAGAS Mr. FLASHBACK

O maior mix de super hits de 1950 a 1989 em todo o mundo !

Mais Brasil FM-Franca–SP-101,3 Mhz : sábado às 10 e domingo às 11h da manhã

Novaip.com.br – Rib. Preto-SP : sábado e domingo às 12 h

Ponto1000.com –Rib.Preto-SP : diversos horários.

Aguarde mais endereços.

Não abrimos mão de você!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero