Helinho será auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Basquete; prestígio de Franca

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 25 de setembro de 2021 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Treinador francano tem longa história com a seleção, a qual integrou como atleta em diversas oportunidades

Franca Basquete

Treinador francano tem longa história com a seleção, a qual integrou como atleta em diversas oportunidades

O francano Hélio Rubens Garcia Filho, o Helinho, foi convocado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) a integrar a comissão técnica da seleção brasileira.

Após a confirmação do treinador Gustavo De Conti e do assistente Tiago Splitter, o comandante do Sesi Franca Basquete garantiu o seu espaço dentro da Seleção, também como auxilar.

Atual treinador de Franca, Helinho irá conciliar os trabalhos no clube com o tempo dentro da seleção.

Seu primeiro compromisso será nos dias 26 e 27 de novembro, quando o Brasil enfrenta o Chile pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023.

Satisfação

“Estou muito feliz e motivado com esse convite para ser auxiliar do Gustavo De Conti na Seleção Brasileira. Quero agradecer o convite do presidente Guy Peixoto Jr, do Marcelo Pará, do Diego Jeleilate e ao Gustavo, e a confiança que eles tiveram no meu nome. Temos muito trabalho pela frente, mas tenho a certeza que juntos podemos construir bastante para o basquete brasileiro”, comentou Helinho.

Família Garcia

Com a sua chegada, Helinho dá segmento à grande história da família Garcia, que já tem mais de 50 anos de serviços prestados às cores brasileiras na seleção de basquete.

Helio Rubens, pai de Helinho, atualmente aposentado, deu início à trajetória da família com a camisa verde-amarela ao conquistar as medalhas de bronze nos Mundiais de 1967 e 1978, e a prata no Mundial de 1970, ainda como atleta.

Por outro lado, o Hélio filho representou o Brasil nos Mundiais de 1998 e 2002, além de vencer o Pan-Americano em 1999 sob o comando de seu próprio pai.

Rivais e amigos

Helinho, que nos últimos anos protagonizou grandes jogos contra o próprio Gustavinho pelo NBB, dessa vez se encontra lado a lado com o técnico rubro-negro, lutando pelo bem do basquete brasileiro.


+ Basquete