compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Reuniões foram realizadas na Prefeitura Municipal e na Associação Comercial de Guará com a presença do prefeito e lideranças

Reunião realizada na Prefeitura Municipal de Guará
O Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional de Franca, apresentou na terça-feira, dia 28, em Guará, o Programa Cidade Empreendedora, que tem transformado a realidade local de diversos municípios brasileiros por meio de ações estratégicas em prol do desenvolvimento econômico e social.
As reuniões foram realizadas em dois lugares: na Prefeitura Municipal e na Associação Comercial e Empresarial de Guará. Na Prefeitura, contou com a participação do prefeito em exercício, Felipe da Rocha, e das agentes do Sebrae Aqui, Conceição Trevisan e Lidiane Ribeiro.
Já na Associação Comercial, participaram o presidente, Roberto Carlos Abboud, o 2 ° vice-presidente Cássio Rangel Andrade de Carvalho, os diretores Jonas Damião Venâncio, Bruno Valério Dias Reis, Mirela Lima Silva e o funcionário Cristovão Luciano de Souza.
Pelo Sebrae-SP, estiveram presentes a gerente regional Iroá Arantes, o consultor de negócios Flávio Silva e os analistas Marina Marinzeck e Fabrino Bortoleto.
Eixos do programa
Nas reuniões, foram apresentados os dez eixos de atuação do programa Cidade Empreendedora, que contempla diversas temáticas, como desburocratização, empreendedorismo nas escolas, fortalecimento de lideranças locais, incentivo à criação de salas do empreendedor, inclusão produtiva, gestão municipal e conscientização da importância de que compras governamentais priorizem os pequenos negócios.
O programa é direcionado a prefeitos, secretários municipais e demais gestores públicos, entidades empresariais, cooperativas, instituições financeiras, institutos de ciência e tecnologia, consórcios públicos, associações microrregionais, professores, empresários e lideranças locais.
O prefeito em exercício, Felipe da Rocha, falou da importância do projeto para a cidade. “É um projeto muito interessante, que visa o desenvolvimento para o nosso município. Capacitação e parceria com a prefeitura, com empresas e com o comércio.
Incentivo aos pequenos
Ele também afirmou que acha “fundamental essa parceria para desenvolver novas empresas, novas fontes de renda, incentivo aos pequenos produtores, pequenos agricultores e pequenos empresários, para que, num futuro próximo, gere uma renda maior para o nosso comércio, desenvolvimento e sustentabilidade, principalmente para os pequenos.”
Felipe também destacou o papel do Sebrae-SP como um importante apoio ao desenvolvimento empreendedor na administração. “O Sebrae é um grande parceiro. É a sexta maior marca hoje do Brasil e não é à toa que ele tem esse estilo. Acredito que, se concretizar essa parceria, a tendência do nosso município é só crescer”, concluiu.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Roberto Carlos Abboud, ressaltou a atuação nas cidades menores. “O Sebrae é muito importante para nós em cidades pequenas. Os cursos e tudo mais que o Sebrae oferece são de grande ajuda. Em Guará, o Sebrae é um parceiro excelente”, explicou.
Transformação
Para Iroá Arantes, gerente regional do Sebrae-SP em Franca, a atual gestão municipal tem um papel fundamental no desenvolvimento do projeto.
“A nossa proposta neste início de mandato na região, onde 50% dos prefeitos se reelegeram e estão no segundo mandato e os outros 50% são prefeitos de gestão nova, é engajar empresários, empreendedores e toda a comunidade para transformar a cidade cada vez mais em um exemplo de cidade empreendedora. Nesse caso, um dos grandes protagonistas para que isso aconteça é a própria gestão municipal”, afirma.
O Programa Cidade Empreendedora foi criado pelo Sebrae para realizar importantes transformações nos municípios, promovendo um ambiente de negócios altamente favorável, dinamizando a economia e gerando mais renda, emprego, arrecadação e produtividade.