Grupo Santa Casa de Franca conquista certificação AVCB, que poucos hospitais têm

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 9 de abril de 2024 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Poucos hospitais no Brasil possuem este título que garante segurança para pacientes, visitantes e profissionais da saúde

Com 126 anos de dedicação e expertise no atendimento de saúde para Franca e região, o Grupo Santa Casa de Franca permanece em constante evolução, acompanhando tendências e se mantendo sempre à frente de seu tempo.

E alinhada a esta filosofia, a instituição conquistou no último dia 05 de março de 2024 uma importante certificação em termos de segurança aos pacientes, colaboradores e visitantes que circulam no Hospital Geral (Santa Casa): a Certificação AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), um título que poucos hospitais no Brasil possuem.

O AVCB é o documento que atesta que uma instituição está em conformidade com as normas de segurança contra incêndios. Essa certificação é crucial para hospitais e outras instituições de saúde por várias razões:

a) – ao cumprir as normas de segurança, o risco de ocorrência de incêndios e a propagação de fogo são minimizados;

b) – além de que um hospital seguro, pode facilitar a evacuação ordenada e rápida, contribuindo para a preservação de vidas;

c) – equipamentos de combate a incêndios e rotas de fuga adequadas são aspectos importantes avaliados durante a vistoria do Corpo de Bombeiros para a emissão do AVCB.

Para esta conquista, a diretoria do Grupo Santa Casa de Franca nos últimos anos intensificou os investimentos para realização deste projeto, implantando modernas tecnologias com centrais de alarme e monitoramento, adequações de infraestrutura com as instalações de portas Corta-Fogo automatizadas, sensores de calor e detectores de fumaça em todos ambientes do hospital – além da construção da escada de emergência externa (na foto principal com a equipe) para evacuação em caso de incêndios e outras ocorrências que possam colocar vidas em risco.

A equipe do SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) com apoio de profissionais qualificados, fortaleceu o treinamento dos colaboradores membros da Brigada de Incêndio – requisito obrigatório para obtenção do AVCB – com orientações teóricas e práticas no combate a incêndio e simulações de emergência.

A equipe também realiza constantemente os testes recomendados dos equipamentos de segurança de combate a incêndio, para garantir a funcionalidade e segurança das vidas presentes no ambiente hospitalar.

O presidente do Grupo Santa Casa de Franca, Tony Graciano, destaca: “Temos investido constantemente na realização de uma gestão que se preocupa com a melhoria contínua e busca de qualidade e excelência em todos os aspectos que envolvem o processo de atendimento de nossos usuários, em seus mínimos detalhes. Desta forma, não seria diferente nossa atitude em relação à segurança de nossos colaboradores e pacientes, pois temos visto nos noticiários vários acontecimentos infelizmente desastrosos, por falta de investimento em segurança, inclusive envolvendo hospitais”, falou Tony.

O Administrador Hospitalar do Grupo, Thiago Silva, fez a seguinte observação: “Com apoio do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), após um longo período de adequações, conquistamos a certificação AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – que é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio. É um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir à edificação um ótimo nível de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico, previstos pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação”, concluiu Thiago Silva.

Willian Sartório, Gerente de Tecnologia e Gestão de Pessoas, destaca: “Com apoio da equipe de Engenharia e Infraestrutura do Grupo Santa Casa de Franca, todas as etapas de execução do projeto com a supervisão do gerente da área – Sillas Sousa – e da equipe do SESMT, foi possível concluir a conquista do AVCB, garantindo segurança para nossos colaboradores, pacientes e visitantes, além de permitir condições de atuação eficaz dos brigadistas e do Corpo de Bombeiros em situações de emergência”, concluiu.

O Grupo Santa Casa de Franca, além de seus 126 anos de experiência, é há mais de uma década é uma referência estadual e até nacional em gestão, inovação e melhoria, ensino e pesquisa, construção do conhecimento, entre outros diversos outros aspectos da assistência em saúde – e tem sido solicitado por instituições parceiras para difusão deste know-how, consolidando-se como um grande complexo hospitalar de alta complexidade.

 


+ Saúde