Graciela anuncia Corujão da Saúde para exames oftalmológicos em Franca e região

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 20 de outubro de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A expansão é possível graças à queda dos atendimentos por Covid-19 e ao avanço da vacinação em todo o estado de São Paulo

A deputada delegada Graciela anunciou a volta do Corujão da Saúde para Franca e região.

Nessa ocasião serão realizados procedimentos oftalmológicos que estavam represados devido a pandemia de Covid 19.

Graciela havia apresentado solicitação junto ao governo do Estado para que através da Secretaria Estadual da Saúde fossem atendidas as pessoas que estavam na fila de espera e com isso eliminar o represamento de cirurgias e exames oftalmológicos.

Graciela explicou que o Corujão da Saúde estará atendendo no AME Franca e AME de Ituverava para exames e cirurgias.

Começa hoje

O número de solicitações represadas nos últimos meses na área oftalmologia é grande. O início do programa está previsto já para essa quinta-feira (21) em todo estado.

Outras 44 unidades do AME no Estado como em Ribeirão Preto, Barretos e região Central também serão atendidos.

No AME de Ituverava, segundo a diretora, Adriana Cristina da Silva, serão realizadas 600 cirurgias de catarata; 615 biometrias; 1500 consultas e 60 cirurgias de pterígio.

Em Franca, serão realizadas 300 cirurgias de cataratas; 300 cirurgias de biometria; e 60 cirurgias de pterígio.

Zerar demanda

O anúncio foi feito pelo governador João Dória no início da tarde desta quarta-feira (19/10).

A medida visa zerar a demanda reprimida de procedimentos oftalmológicos dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) que foram cadastrados pelos municípios na Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) até o último dia 20 de setembro.

A deputada Graciela ressaltou ainda que liberou para Franca R$ 400 mil para que a Prefeitura do município pudesse realizar as cirurgias oftalmológicas e atender toda a demanda.

O valor já foi liberado para Franca e a partir de 2021 o atendimento aos pacientes deverão ter uma dinâmica mais rápida.

No Estado

Serão ofertados no Estado 23.112 exames de dez tipos diferentes, 16.077 cirurgias de catarata e retina e 11.794 consultas médicas.

A expansão é possível graças à queda dos atendimentos por Covid-19 e ao avanço da vacinação em SP.

“O objetivo do Governo de SP é zerar a fila de oftalmologia dos AMEs até dezembro deste ano. É um investimento importante em Saúde, priorizando atendimentos especializados e beneficiando todas as regiões”, destacou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

No último mês, o Governo de SP anunciou a retomada do Corujão, com foco em Oncologia. O objetivo é agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer e realizar 335 mil exames, além de 19 mil sessões de radioterapia.


+ Cidades