Governo torna obrigatória distribuição gratuita de água em eventos no calor

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 26 de novembro de 2023 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A portaria prevê a instalação de “ilhas de hidratação” em local de fácil acesso com distribuição de embalagens com água para consumo

O Brasil tornou obrigatória a distribuição de água gratuitamente em grandes eventos durante o calor no país.

Publicada no Diário Oficial da União, com vigor na data de sua publicação e vigência de 120 dias, a portaria autoriza a entrada com água nas dependências de shows e eventos.

Para publicar o documento, o governo considerou que a proteção da vida, da saúde e a segurança são direitos básicos do consumidor.

A portaria vem depois dos últimos acontecimentos no show da cantora norte-americana Taylor Swift. O calor era extremo e os fãs passaram mal, inclusive com uma morte confirmada, depois da dificuldade em conseguir água.

Acesso liberado

A portaria libera o acesso gratuito de garrafas de uso pessoal contendo água, além de exigir que a empresa organizadora do evento disponibilize bebedouros.

Segundo o portal Só Notícia Boa, a portaria prevê a instalação de “ilhas de hidratação”, um local de fácil acesso com distribuição de embalagens com água para consumo.

Além da liberação da entrada com garrafinhas de água e as ilhas de hidratação, a portaria estabelece que pontos de venda de comidas e bebidas estejam posicionados em regiões estratégicas do evento. Isso vai ajudar a facilitar o acesso pelos consumidores.

“A produção deverá assegurar o acesso gratuito de garrafas, contendo água potável pelos consumidores, devendo fixar os materiais de que tais recipientes podem ser compostos, a fim de garantir a segurança e a integridade física dos participantes”, menciona a portaria (leia aqui).


+ Cotidiano