Gosta de quiabo bem sequinho? Veja como fazer a versão assada e super crocante!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 5 de dezembro de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Que tal preparar um prato de quiabo assado bem temperado para servir de acompanhamento no almoço ou até mesmo como petisco?

quiabo

Que tal aprender a preparar quiabo assado crocante e bem sequinho?

 

Que tal preparar um prato de quiabo assado bem temperado para servir de acompanhamento no almoço ou até mesmo como petisco?

Para que a receita fique bem saborosa, a principal dica é usar ingredientes que deixem o vegetal crocante, como fubá e até mesmo um pouco de farinha de trigo.

Outra opção interessante é adicionar queijo parmesão ralado e temperos, como cominho e pimenta-do-reino, que ajudam a dar mais sabor ao vegetal.

Quer saber como fazer quiabo assado de diferentes maneiras? É só continuar lendo!

Como fazer quiabo sequinho de forma simples

É possível preparar quiabo assado tanto no forno quanto na airfryer. Mas, para isso, também é necessário saber como cortar o vegetal e, depois, temperá-lo bem, para acentuar o seu sabor.

A boa notícia é que o resultado fica delicioso e bem sequinho – ou seja, caso você não goste da baba do quiabo, esse modo de preparo é o mais indicado. Confira as dicas:

Quiabo assado no forno: prepare em meia hora

Fazer quiabo no forno é uma opção bem prática para quem busca comer de forma saudável sem ter muito trabalho na cozinha.

Inicialmente, é muito importante lavar e secar bem o vegetal, para que ele consiga absorver bem os temperos. Além disso, acertar o tempo de forno é essencial para que o resultado fique crocante, mas ainda um pouco úmido (sem ressecar demais).

Você vai precisar de: 1 porção de quiabo (250 g), azeite a gosto, 2 dentes de alho amassados, 1 pedaço de 1 cm de gengibre ralado, ½ colher de chá de cominho em pó, pimenta-do-reino em pó a gosto, 1 colher de sopa de fubá, ½ colher de sopa de farinha de trigo, sal a gosto.

Como fazer quiabo assado: passo a passo

Para começar, lave bem os quiabos e os seque com um pano de prato limpo. Corte as pontas dos vegetais e, em seguida, corte-os ao meio, no sentido do comprimento.

Posicione os quiabos cortados em um prato e adicione um pouco de azeite. Junte o alho, o gengibre amassado e espalhe-os com as mãos. Adicione o cominho e a pimenta e misture mais uma vez.

Adicione o fubá, a farinha de trigo e, por fim, o sal a gosto. Misture bem o quiabo, para que ele fique bem temperado.

Coloque os quiabos em uma assadeira antiaderente (ou forrada com um papel alumínio) de modo que eles fiquem bem espaçados.

Leve-os para assar no forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 25 minutos (ou até dourar). O resultado fica bem crocante e sequinho, basta servir com o acompanhamento de sua preferência.

Receita de quiabo assado na airfryer

Caso você queira fazer uma receita de quiabo assado mais rápido, uma boa dica é recorrer à airfryer.

A fritadeira elétrica é bem prática, dispensa o uso de gordura e consegue garantir crocância ao vegetal, sem que ele perca totalmente a sua umidade. Vale a pena experimentar essa versão de quiabo sequinho!

Você vai precisar de: 1 porção de quiabo (250 g), 1 colher de sopa de alho, cebola e salsa desidratados, ½ colher de chá de páprica picante em pó, 1 colher de sobremesa de fubá, sal a gosto, azeite.

Primeiro, lave bem os quiabos, seque-os e corte-os ao meio, no sentido horizontal. Coloque-os em um prato, junte o tempero de alho, cebola e salsa e misture bem.

Adicione a páprica picante, o fubá e o sal a gosto. Misture novamente com as mãos e, então, posicione-os dentro da airfryer. Despeje um pouco de azeite por cima e feche a gaveta da airfryer.

Programe para fritar os quiabos a 180°C por cerca de 15 minutos. Na metade do tempo, abra a gaveta da airfryer e a sacuda.

Quando os quiabos estiverem dourados (bem sequinhos e crocantes) é só tirar e servir. Bem simples, né?

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Gastronomia