Goret Chagas pinta quadro com a boca voando em balão dirigível na Turquia!

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 4 de junho de 2025 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Goret Chagas busca a excelência, através de sua arte visual e verbal, pintada e escrita com a boca, com os pés e com o coração

Pintando em pleno ar dentro do balão em Capadócia representando a APBP/ Brasil

Goret Chagas, artista plástica, membro associada da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés/Brasil/VDMFK, esteve recentemente na Turquia para de trabalho e turismo.

A jornada começou por Istambul , que se divide entre a Europa e a Ásia, às margens do estreito do Bósforo. A Cidade Velha reflete as influências culturais dos muitos impérios que já governaram a região.

Ali há também obeliscos egípcios. A bizantina Basílica de Santa Sofia tem uma cúpula arrojada do século VI e mosaicos cristãos raros.

A Mesquita Azul, atração turística, foi construída entre 1609 e 1616 e está situada na Praça Sultanahmet, no distrito de Fatih, em frente da Basílica de Santa Sofia, da qual se encontra separada por um espaço ajardinado.

Atmosfera espiritual

Goret Chagas mostra o seu quadro já concluído

O som das cinco orações muçulmanas “Salat ou Salab” nas mesquitas, repercutem por toda a cidade criando uma atmosfera espiritual! A diferença cultural entre turistas e moradores é impressionante! Cada um com sua liberdade e manifestação de vida!

A culinária turca é de encher os olhos e dar água na boca! Goret lembra que pide é um pão típico da culinária da Turquia; pertence à família do pão-folha, Testikebab – um prato de carne e vegetais que precisa ser quebrado antes de ser saboreado. Segundo a artista, a culinária otomana, ou turca, é uma rica tradição que se desenvolveu no Império Otomano.

Outro momento significativo da artista e seus companheiros foi visitar a Cisterna Basílica, ou “Palácio Submerso”. A Cisterna Basílica foi construída nos tempos de Justiniano I (527-565) para abastecer o Palácio Bizantino.

Segundo ela, é deslumbrante ver o pôr do sol em um passeio de barco sob as luzes do Bósforo.

O Grande Bazar

Orgulhosa do seu trabalho, Goret Chagas mostra o Certificado obtido

A Torre de Gálata proporcionava excelente vigilância e tinha importância militar crucial. Posteriormente, também foi usada como torre de detecção de incêndio durante o Império Otomano, antes de ser convertida em prisão durante o governo do Sultão Suleiman, “O Magnífico”.

Hoje é um ponto turístico que serve de marco para fotos com o famoso Cheesecake San Sebastian e famosos doces como o baklava, espalhado por toda cidade.

O Grande Bazar de Istambul (Kapalıçarşı) é um dos maiores e mais antigos mercados do mundo, além do de especiarias. É um dos melhores lugares da cidade para fazer compras de artesanato, joias e roupa.

A família dentro do balão Gabriela, Selma, Nicole , Jean e Goret

A origem do Grande Bazar remonta à época de Moisés II, quando em 1.455 construiu perto do seu palácio o antigo bazar (EskiBedesten)

Saindo de monumentos fantásticos, Goret Chagas e seus companheiros de viagem foram à Balat, um local imperdível em Istambul! O bairro pitoresco, colorido das casas e o ambiente animado são convidativos a uma caminhada é também cenário de filmes e novelas. O dia de turismo foi encerrado com um jantar com danças folclóricas e típicas!

Rumo à Capadócia, Gorëme, uma região semiárida na área central da Turquia, é conhecida pelas inconfundíveis “chaminés de fada”, altas formações rochosas em formato de cone agrupadas no Vale dos Monges. É impressionante a cidade subterrânea , rochas vulcânicas, um cenário surreal!

Goret Chagas com a Mesquita Azul ao fundo

Passeio e pintura no balão de ar quente

O passeio de balão de ar quente na Capadócia é uma experiência inesquecível, oferecendo vistas panorâmicas únicas das formações rochosas, chaminés de fadas e vales da região. Geralmente, o passeio dura cerca de 1 hora, com a decolagem ocorrendo ao nascer do sol, dependendo das condições climáticas.

E foi neste exato momento que a inspiração aflorou, e Goret Chagas conseguiu pintar em pleno ar e finalizar em terra firme diante da equipe e dos turistas, degustando champagne sem álcool como é de praxe!

Ela deixou como sempre a sua marca colorida no céu da Capadócia: a Associação dos Pintores com a boca e os pés \APBP\VDMFK ficou registrada! “Uma emoção indescritível”, diz ela.

Visita à Mesquita de Santa Sofia

Da Capadócia para Bodrum, belíssimas praias e um pôr do  sol extasiante!

Bodrum é uma cidade que se estende da costa sudoeste da Turquia até o Mar Egeu. A cidade tem baías gêmeas com vistas do Castelo de São Pedro. Essa fortaleza medieval foi construída parcialmente com pedras do Mausoléu de Halicarnasso, uma das 7 maravilhas do mundo antigo, concluído no século IV a.C.

E foi assim, nesta Turquia que oferece uma viagem deslumbrante, surpreendentemente linda, que  Jean e Nicole, Selma, Gabriela e o talento francano, Goret Chagas, encerraram esta viagem de sonhos e encantamento!

Apreciando os doces de Istambul

Goret e suas companheiras de viagem visitam Balat, o bairro colorido

A artista com a Torre de Gálata ao fundo

Goret nas Cavernas da Capadócia

Selma e Goret

Goret Chagas com o chaminé das fadas ao fundo

Goret na paisagem de Bodrum

Goret e Selma com a paisagem de Bodrum ao fundo

Goret Chagas com Rodolfo e Soraya, Selma e Gabriela

Assista ao vídeo da viagem de balão


+ Artes