Google Maps lança função imperdível para economizar combustível; veja como funciona

  • Nene Sanches
  • Publicado em 17 de setembro de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sobre o lançamento aqui no Brasil, ainda não foi divulgada a data, mas a previsão é de que a ferramenta chegue muito em breve

Quem utiliza o sistema de navegação do Google Maps pode aproveitar o novo recurso da ferramenta, que agora permite o motorista escolher rotas mais ecológicas e sustentáveis. A novidade foi implementada no último dia 7 de setembro em cerca de 40 países europeus.

A nova funcionalidade foi pensada para ajudar na diminuição das emissões de carbono, bem como ajudar na redução do consumo de combustível e na economia de dinheiro.

Para facilitar nessa tarefa, o aplicativo permitirá que o condutor faça alguns ajustes, destacando suas preferências. Ele poderá escolher se deseja ir por uma rota mais rápida ou mais ecológica.

De acordo com o portal Edital Concursos Brasil, a ferramenta aponta a diferença de tempo e economia de combustível entre ambos os percursos. Caberá então ao motorista tomar a melhor decisão, se pela mais ecológica ou se pela mais rápida, ou vice-versa.

Tipos de carros

A nova funcionalidade do Google Maps para economizar combustível também pede que o condutor identifique o tipo de veículo no qual ele está pilotando, se movido à gasolina, diesel, híbrido ou elétrico.

O que acontece é que muitas rotas de consumo acabam sendo mais eficientes dependendo do tipo de motor do automóvel.

Além da aplicação para opções de mobilidade sustentável, a plataforma também incentiva o uso de outros meios de locomoção, como bicicleta, veículos compartilhados e até mesmo trajetos a pé.

Recurso já está funcionando no Brasil?

Por enquanto, o Google Maps com essas novidades está funcionando em rotas de diversos países, como Estados Unidos, Canadá e mais recentemente a Espanha. Dados mostram que o recurso já evitou a emissão de mais de meio milhão de tonelada de carbono.

Sobre o lançamento da novidade aqui no Brasil, ainda não foi divulgada uma data, mas a previsão é de que a ferramenta chegue em solo nacional muito em breve.


+ Tecnologia