Golpe sobre benefícios atrasados do INSS começa a ser aplicado; saiba identificar

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 11 de outubro de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É importante procurar sempre os canais oficiais para a prova de vida, tais como o aplicativo Meu INSS. Saiba mais detalhes.

Todos os dias, os estelionatários reformulam seus golpes e fazem milhares de vítimas, sobretudo valendo-se do momento de crise financeira.

Assim, oferecem supostos benefícios às vítimas que acabam sendo fisgadas.

Com os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, não é diferente. São vários golpes desenvolvidos e aplicados constantemente.

Na semana que terminou, o Ministério do Trabalho e Previdência Social fez um alerta aos segurados sobre um novo golpe que está sendo aplicado.

Suposto

Os estelionatários ligam para os aposentados ou pensionistas,  passando-se por representantes do  Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Eles dizem que existe um suposto benefício previdenciário disponível.

No entanto, fazem o pedido de depósito de um determinado valor. Entre os golpes mais comuns, estão do cartão clonado, crédito consignado falacioso, auditoria previdenciária, entre outros.

Na modalidade atual em que o Ministério do Trabalho e Previdência Social alertou, os falsários falam em revisão de benefícios.

Mas o INSS informou que não é cobrado absolutamente nada dos segurados em toda e qualquer revisão de benefício.

Prova de vida

Muitos também enviam link por e-mail para realização da prova de vida. O governo também não atua dessa forma e, evidentemente, é mais um golpe para provocar o uso ilícito dos dados do segurado.

É importante procurar sempre os canais oficiais para a prova de vida, tais como: aplicativo Meu INSS, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Também é possível realizar por meio do site do INSS. Nesse momento, a prova de vida está suspensa até o final do ano.

Outro detalhe que se deve ficar atento é quanto à solicitação de dados, pois o INSS não pede por meio de e-mail e nem telefone os dados bancários ou da previdência de nenhum segurado. Também não exige nenhum valor por algum serviço que a entidade presta aos seus beneficiários.


+ Segurança