Golpe do “dinheiro esquecido na conta”: especialista dá dicas para não se enganar

  • Robson Leite
  • Publicado em 3 de março de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com pesquisas de empresas de cibersegurança, mais de 560 mil pessoas foram vítimas de armadilhas referentes ao processo.

Golpes se tornaram frequentes com o caso do dinheiro esquecido (Foto: Divulgação)

Em março, estarão disponíveis os resgastes do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Branco Central, que ficaram popularmente conhecidos como “o dinheiro esquecido”.

Entre os dias 7 e 11, empresas criadas e pessoas nascidas antes de 1968 poderão consultar e agendar o recebimento de suas quantias.

Com isso, o risco de golpes se torna um problema comum para população — de acordo com pesquisas feitas por empresas de cibersegurança, mais de 560 mil pessoas foram vítimas de armadilhas referentes ao processo.

Estratégia criminosa

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, professor Luiz Alberto Ferreira, explica que esse tipo de estratégia criminosa é comum em casos com grande repercussão envolvendo dinheiro e tecnologia.

“Toda informação oficial estará disponível apenas na plataforma do Governo sobre o tema. Qualquer aplicativo ou site desconhecido deve ser ignorado, assim como notícias vindas por fontes desconhecidas ou por SMS, WhatsApp e Telegram”, alerta.

Segundo a empresa de segurança cibernética Kaspersky, já foram identificados 30 sites usados para aplicar golpes e roubar dinheiro das vítimas. O Banco Central não envia links ou entra em contato com qualquer pessoa para tratar sobre os valores a receber ou para confirmar dados pessoais.

Proteja-se 

Para não cair em armadilhas e aumentar a proteção, o docente orienta que os internautas instalem dispositivos com solução de cibersegurança e desconfiem de qualquer mensagem que prometa vantagens e prêmios por conta da operação.

“Transações financeiras desse tipo só devem ser feitas por bancos e órgãos oficiais, é importante estar atento e desconfiar de falsas promessas”, afirma o especialista.

Também não existe a exigência de pagamentos por parte do cidadão para receber ou consultar o “dinheiro esquecido” e essa solicitação configura golpe, de acordo com o docente.

Em caso de dúvidas, a principal recomendação é para que as pessoas entrem em contato diretamente com o Banco Central, que faz atendimentos pela internet ou pelo telefone 145.


+ Tecnologia