Golpe: criminosos fingem fazer pesquisa para Ministério da Saúde e clonam o celular

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 12 de outubro de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Criminosos alegam que estão fazendo uma pesquisa relacionada à Covid-19 e por meio de um código, conseguem entrar no celular da vítima

Criminosos estão colecionando vítimas por meio de um novo golpe. Eles se passam por pesquisadores do Ministério da Saúde para clonar o número de celular e o WhatsApp das pessoas.

Segundo o programa Fantástico, da TV Globo, estes golpistas entram em contato com as vítimas afirmando que estão realizando uma pesquisa relacionada à Covid-19.

“Você vê que eles têm um roteiro, seguindo uma sequência lógica. Então, você na hora realmente acredita que você está participando de uma pesquisa que é séria”, contou uma vítima.

Ao fim da falsa pesquisa, o criminoso, então, envia um código de seis números ao celular do entrevistado, alegando que a pesquisa será publicada no site do Ministério da Saúde. É com este número que ele consegue entrar no celular da pessoa.

Como proteger-se do golpe

Para proteger-se desde e outros golpes, o próprio WhatsApp recomenda a ativação da “verificação em dois fatores”, dentro da sessão de configuração do aplicativo.

Além disso, a empresa aponta que nenhum dado pessoal, código ou senha deve ser divulgado a outras pessoas por meio do aplicativo.

O Ministério da Saúde disse ao Fantástico que, de fato, vem realizando uma pesquisa relacionada à Covid-19, mas já possui os dados de identificação das pessoas entrevistadas.

“Não pedimos códigos, senha, confirmação por algum link. Isso não acontece em nenhuma pesquisa do Ministério da Saúde nem do governo federal”, explicou Daniela Buosi Rohlfs, diretora de Saúde Ambiental do Trabalhador e Emergência em Saúde Pública.


+ Tecnologia