Geada volta ainda mais forte na região e congela plantações e água: prejuízo à vista

  • Marcia Souza
  • Publicado em 20 de julho de 2021 às 12:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Queda acentuada de temperatura, que chegou a três graus, mais uma vez provoca geada em Franca e Região

Queda acentuada de temperatura, que chegou a três graus, mais uma vez provoca geada em Franca e Região

Esta madrugada, mais uma vez, houve queda brusca de temperatura em Franca e Região e os termômetros chegaram a três graus. Entre o assentamento de Boa Sorte e o Rio Sapucaí a temperatura ficou em 0 grau.

Com isso, novamente a geada veio forte, congelando plantações e causando prejuízos ainda não calculados a produtores de café, cana, banana e toda produção de hortaliças e legumes do Assentamento Boa Sorte.

A geada, desta vez, foi tão forte que as folhas das bananeiras, por exemplo, transformaram-se em pedaços de gelo literalmente.

A água teve a sua superfície congelada tamanha a queda de temperatura causada pela frente fria que passa pelo Estado de São Paulo.

“Sinceramente, a gente fica sem ter muito o que fazer. A outra geada queimou praticamente tudo. Agora vem essa, ainda mais forte, e queima o resto. Vamos ter que ser persistentes e trabalhar para diminuir o prejuízo”, diz o produtor de bananas de Patrocínio Paulista, Luquinha Banana.

Boa Sorte

Em Restinga, os produtores do assentamento Boa Sorte também sentiram os efeitos da geada. Um exemplo do prejuízo causado pelo gelo que se formou com a queda de temperatura são os produtores de verduras.

Centenas de pés de alface foram queimados e terão que ser descartados. “A geada do mês passado acabou com quase tudo. Agora queimo o resto”, disse um produtor da Boa Sorte.

E prosseguiu: “Essa produção a gente entrega nas escolas, na Penitenciária de Jardinópolis. Tinha sobrado só pepino e repolho, mas agora nem isso”.


+ Agronegócios