Geada causa grandes prejuízos para diversos produtores de café da Alta Mogiana

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 22 de julho de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Região da Alta Mogiana foi afetada por avanço de massa de ar polar, o que fez os termômetros despencarem para abaixo de zero.

As lavouras de café foram atingidas pelas geadas, sofrendo a perda de quantidades expressivas da safra

Vários produtores rurais da região da Alta Mogiana, conhecida pela qualidade do café, tiveram grandes prejuízos  com a geada que atingiu as plantações na madrugada desta terça-feira (20).

A chegada do frio foi provocada pelo avanço de uma massa de ar polar, o que fez os termômetros despencarem para abaixo de zero em várias propriedades, principalmente as de baixada e próximas a correntes de água.

A queda abrupta nas temperaturas queimou aproximadamente 25% de alguns cafezais e há relatos de que perto do rio Sapucaí a perda é de mais da metade da lavoura.

Na região da Boa Sorte, onde há um assentamento de sem terras, as perdas foram grandes. O levantamento ainda estava sendo feito, mas parte da lavoura não tem como ser recuperada. “Era muito gelo nas folhas”, disse um produtor.

Reflexos para o consumidor

Marcelo Jordão, pesquisador da Fundação Pró Café, citado pelo portal G1, explica que as fazendas localizadas na região da Alta Mogiana foram duramente afetadas pela frente fria que chegou ao interior paulista.

“Propriedades que não se apresentam em condição de risco para a geada foram praticamente 100% comprometidas em diferentes danos. Regiões mais baixas, maiores intensidades, regiões mais altas da propriedade, com intensidade média a leve”, afirma.

Ainda de acordo com o pesquisador, é cedo para calcular a extensão dos impactos do frio na safra de 2022, mas as produções definitivamente serão afetadas pelo fenômeno — o que, por consequência, afeta o bolso do consumidor.


+ Agronegócios