Frango, polenta e pele pururuca resgatam a cultura caipira em Patrocínio Paulista

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 3 de novembro de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Localizada a meia hora de Franca, a Fazenda Santa Cecília trabalha com turismo rural desde a década de 1990 e o almoço caipira foi inaugurado sob nova gestão

Culinária caipira é uma das atrações da Fazenda Santa Cecília, em Patrocínio Paulista

 

Uma tradição quase extinta da culinária e muito apreciada, principalmente pelo público mais velho – frango à moda caipira, polenta, costelinha ou pernil suínos e pele pururuca – é uma das atrações do almoço oferecido pela Fazenda Santa Cecília, em Patrocínio Paulista.

O cardápio que inclui também macarronada, creme de milho, batata e mandioca frita, couve refogada, farofa, além de arroz e feijão, é servido no fogão a lenha e oferecido todos os domingos, das 13 às 15 horas.

Há ainda, saladas diversas com verduras colhidas na horta da propriedade e para realçar o sabor, todas as receitas são feitas com temperos frescos.

Entre as terças e sábados, a Fazenda recebe reservas de almoço para grupos acima de 25 pessoas.

Localizada a meia hora de Franca, a Fazenda Santa Cecília trabalha com turismo rural desde a década de 1990 e o almoço caipira foi inaugurado sob nova gestão, a partir de 2021 com receitas de família de mais de 90 anos.

“É um resgate à cultura caipira. Fez parte da minha infância. Lembro das férias que passava aqui na fazenda dos meus avós, quando fazíamos queijos, doces e pães juntos”, disse Cristiane Lopes Kaulich.

O almoço caipira também conta com sobremesa inclusa, principalmente doces caseiros feitos no tacho, em cima da fornalha e suco de fruta à vontade. Para completar, a varanda onde ele é servido somado ao quintal gramado com decoração rústica e os detalhes da natureza, com lago e a floresta em torno, deixam o ambiente mais aconchegante.

“É um privilégio almoçar em contato com a natureza e saborear uma comida caipira caseira feita no fogão a lenha, um dos mais tradicionais e antigos utensílios de cozinha. O resultado é uma comida com um sabor especial”, ressalta Cristiane.

Como participar

O almoço caipira da Fazenda Santa Cecília é servido todos os domingos mediante reserva antecipada. O valor é R$ 85 por pessoa, enquanto crianças de 4 a 10 anos pagam R$ 55, já incluso o dia na propriedade. Crianças de até 3 anos são isentas.

A programação começa ao meio dia com abertura das porteiras e acesso à área de lazer, à represa com canoa, visita aos animais e à horta orgânica e banho de riacho.

O pacote ainda inclui passeio guiado por uma trilha ecológica de Mata Atlântica, às 12h30. Vale lembrar que a Fazenda Santa Cecília possui a maior reserva particular de Mata Atlântica do nordeste paulista com árvores centenárias e uma alta biodiversidade.

A partir das 13 horas acontece o almoço e às 15 horas, um passeio de carreta pelos arredores da fazenda. As atividades têm encerramento às 18 horas.

Mais informações pelas redes sociais da propriedade @santaceciliafazenda ou pelo WhatsApp (16) 99432-3724.

Pacote para o almoço também oferece passeio de carreta

 


+ Cidades