Franca terá seu circuito regional de turismo: 16 municípios participarão

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 6 de agosto de 2020 às 23:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Proposta é gerar emprego, renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades

Franca é o maior município entre os demais com uma estrutura diferenciada. A busca é para a criação de um organismo regional

Franca dá um passo importante no fomento ao turismo. A proposta é atender as diretrizes do programa de Regionalização do Turismo, criado em 2003 pelo Ministério do Turismo, e cumprindo exigências da Secretaria de Turismo do Estado, representantes da RT – Região Turística Lagos do Rio Grande, composta por 16 municípios.

Franca é o maior município entre os demais com uma estrutura diferenciada. A busca é para a criação de um organismo regional com personalidade jurídica, para gerenciar o desenvolvimento do Turismo.

A discussão deste circuito regional foi realizada por meio virtual (Google Meet) e reuniu empresários do setor, poder público e lideranças regionais.

A proposta é fomentar o profissionalismo do turismo regional para estimular e fortalecer o fluxo turístico nos municípios, gerando emprego, renda e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades envolvidas.

O reitor do Uni-Facef, José Alfredo de Pádua Guerra, participou do encontro e reafirmou a relevância do movimento para a dinâmica regional.

 “O momento é de somar esforços para buscar vias que orientem a retomada da economia e o Turismo é, sem dúvida, uma delas”, destacou.

Presentes também os gerentes regionais do Sebrae Franca, Vinicius Agostinho, do Senac – Felipe Vianna, e da Acif – Cláudia Neves, além de empresários do setor de hospedagem, alimentação e agências de turismo receptivo.

Entre outras funções, o Circuito coordena o levantamento dos Inventários Turísticos, orienta a formatação de produtos, capacita os profissionais que atuam no setor através de diagnósticos setoriais, oficinas, consultorias empresariais, missões técnicas, elaboração de projetos e captação de recursos para a melhoria da infraestrutura turística.

O Estado de São Paulo possui ao todo quarenta em nove (49) Regiões Turísticas, que reúne em seu território várias modalidades de turismo, entre eles, o de negócios, religioso, histórico-cultural, de pesca, ecoturismo e náutico.

Neste momento, a Setur-SP, trabalha com os Circuitos Turísticos afim de definir as linhas de atuação para a retomada do Turismo. 

Foram divididas em cinco temas: Planejamento e Gestão da Retomada, Governança Participativa e Colaborativa, Inteligência Turística e Inovação, Fortalecimento Regional e Local do Turismo e Marketing Turístico.

A próxima reunião virtual ficou marcada para o dia 19 de Agosto e interessados em participar devem entrar em contato com o telefone (16) 9118-1030.


+ Turismo