Franca segue com 1ª dose para jovens de 12 a 17 anos e retoma para 18 anos ou mais

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 16 de setembro de 2021 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretaria de Saúde reforça que todas as pessoas menores de idade deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal

Franca dá continuidade à programação de vacinação contra covid-19 nesta sexta-feira, 17

 

A Secretaria de Saúde informou que nesta sexta-feira, 17, prossegue imunizando com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, as pessoas com 12 anos ou mais e retoma a vacinação para as pessoas com 18 anos ou mais, tendo em vista que até a última quinta-feira, a campanha estava restrita até a idade de 17 anos, uma vez que a secretaria aguardava o envio de um novo lote de vacinas pelo Governo do Estado de São Paulo.

Ainda de acordo com a secretaria, a cidade segue as orientações do Plano Estadual de Imunização (PEI), tendo em vista que as grades recebidas pelo município são oriundas do Estado.

O atendimento será prestado das 07h30 às 16h, nas UBS Ângela Rosa, Aeroporto 1, Leporace, São Sebastião e Brasilândia, além do Internacional Esporte Clube, na Estação, mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis, onde as pessoas deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e comprovante de endereço.

A Secretaria de Saúde reforça que todas as pessoas menores de idade deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal.

Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .

As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento.

1ª e 2ª Doses – Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais

Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue nesta sexta-feira, na UBS Paulistano, no período das 13 às 16h.

As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes.

Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.

2ª Dose Astrazeneca/ Oxford / Fiocruz

A Secretaria de Saúde informa que para o recebimento da segunda dose, as pessoas deverão verificar a data agendada no cartão e, caso esteja no dia correto, deverão comparecer aos postos, apresentando o cartão para comprovar o recebimento da primeira dose e um documento de identidade com foto.

Para esta sexta-feira, 17, a segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Paulista, das 07h30 às 16h.

A Secretaria de Saúde informa que, na indisponibilidade deste imunizante e havendo consentimento da pessoa, será aplicada a vacina Pfizer, conforme orientação do Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo.

2ª Dose – Coronavac/ Sinovac

Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 12h, na UBS Paulistano e das 07h30 às 16h, na UBS Progresso.

3ª Dose – Coronavac/ Sinovac – Idosos acima de 85 anos e Imunossuprimidos com 18 anos ou mais

Nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde disponibiliza a terceira dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas que tenham idade de 85 anos ou mais, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e também para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.

O atendimento será prestado nas UBS Horto e Guanabara, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.

As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas.

São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).


+ Saúde