Franca recebe lotes de Coronavac com quantidade de doses reduzidas nas ampolas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 4 de maio de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Lotes recebidos da Coronavac apresentaram redução no volume das ampolas, o que compromete a quantidade de pessoas vacinadas

coronavac

Lotes recebidos da Coronavac apresentaram redução no volume das ampolas

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Franca registrou em nota oficial, que os últimos 7 lotes de vacinas da Coronavac, recebidos através do Governo do Estado de São Paulo entre o período de 22 de março a 27 de abril, apresentaram uma redução no volume do imunizante nas ampolas da vacina.

Todos os postos de vacinação, sem exceção, relataram o fato de que alguns frascos da vacina Coronavac, estariam rendendo menos do que as 10 doses esperadas por frasco.

Este fato se configura como “queixa técnica” nas ações de vigilância pós-comercialização.

Segundo a Secretaria de Saúde, estas queixas estão sendo registradas em todos os estados brasileiros e têm comprometido de forma significativa, a imunização dos públicos alvos em sua totalidade, o que pode prejudicar o cronograma de vacinação da primeira e segunda doses, conforme previsto pelo Governo do Estado.

E, em Franca, diante da ocorrência, a preocupação não é diferente.

Dessa forma, o último lote L 210147, com 2.520 doses recebidas apresentou um rendimento de 2.229 doses, ou seja, 291 doses a menos, o que representa 88,45% de rendimento.

Assim, o município de Franca notificou o Centro de Vigilância Sanitária para que o problema fique registrado e a ANVISA possa tomar as providências necessárias, a fim de que não haja prejuízo à população na Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

A Secretaria de Saúde espera que, nos próximos lotes a serem enviados, seja feita a compensação das doses a menos, em virtude desse registro.


+ Saúde