Franca perde em movimento até para Marília, 110 mil habitantes a menos

  • mmargoliner
  • Publicado em 11 de novembro de 2015 às 16:57
  • Modificado em 11 de novembro de 2015 às 16:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

En setembro Franca teve 39 passageiros, enquanto Marília, recebeu 6.599 usuários

Aeroporto Estadual de Franca

São preocupantes as ridículas estatísticas do Aeroporto Estadual “Tenente Lund Pressoto” de Franca no que se refere a pousos e decolagens, movimentação de passageiros e de cargas.

Estes dados trabalham contra a vinda de vôos comerciais como sonham empresários e políticos. Qualquer um, com certeza, fica constrangido ao defender a vinda de vôos comerciais ou de carga, com dados tão inexpressivos.

Pior que isso, as estatísticas do próprio Governo do Estado de SP mostram que há uma estrutura grande, porém obsoleta, gerando gastos e desperdícios em Franca.

Para comparação, o Jornal da Franca usou os dados de setembro de 2015 e os dos nove meses do corrente ano, entre o Aeroporto de Franca e o de Marilia “Frank Miloye Milenkowichi”.

Para que os dados mostrem ainda mais o fraco desempenho do terminal aeroportuário de Franca, considere-se que a cidade de Marília tem 110 mil habitantes (232 mil moradores) a menos que Franca (342 mil habitantes).  

SETEMBRO 2015

O Jornal da Franca pesquisou as estatísticas do DAERP – Departamento Aeroviário do Estado de SP, referentes ao mês de setembro e o acumulado de janeiro até agora.

Franca movimentou zero (isso mesmo, nenhum passageiro) em vôos regulares, pois não os têm. Marília, movimentou, na mesma categoria, 6.313 passageiros. O Lund Pressoto teve a passagem de apenas 39 pessoas (de vôos não-regulares), enquanto no Frank Miloye, de Marília, eles foram 286 passageiros.

E por ai vai: A cidade que tem 110 mil habitantes a menos que Franca, teve 1.263 passageiros de avião em trânsito, enquanto Franca só marcou 4 (quatro). Considerando-se o total do mês de setembro, Franca teve 39 passageiros, totalizando 542 em nove meses (janeiro a setembro). Marília, recebeu, por conta de seu Aeroporto que funciona a pleno vapor, somente em setembro, 6.599 passageiros, totalizando 53.070 no ano de 2015.

Não é preciso destacar que toda esta gente de uma forma ou de outra, passa pela cidade, se alimenta, dorme e compra, gerando riquezas para o Município que fica na região centro oeste do Estado de SP.

Aeroporto Estadual de Marília

POUSOS E DECOLAGENS

O Aeroporto Lund Pressoto teve 160 pousos de vôos não-regulares. Toques e arremetidas foram 104 e no mês de setembro os pousos e decolagens totalizaram 264. No acumulado do ano, foram 3.306.

Agora vejam os mesmos índices de Marília: 158 vôos regulares, 3.852 não-regulares e 108 toques e arremetidas. O aeroporto marilense teve 673 vôos em setembro. No ano foram 6.591.

CARGAS, OUTRO “BANHO”

Não adianta acreditar que o grande volume de calçados e couros exportados de Franca para 152 países do Mundo contribua para a movimentação de cargas do Aeroporto Estadual Tenente Lund Pressoto, de Franca. 

Neste quesito, o terminal francano também desempenho pífio, mesmo quando comparado, mais uma vez, com Marília. Franca movimentou zero (0 kg) em setembro. Marilia, por sua vez, movimentou 72.100 kg.

VEJA AQUI AS CARACTERÍSTICAS DO AEROPORTO DE FRANCA

http://www.daesp.sp.gov.br/aeroporto-detalhe/?id=8…

VEJA AQUI AS CARACTERÍSTICAS DO AEROPORTO DE MARÍLIA

http://www.daesp.sp.gov.br/aeroporto-detalhe/?id=8…


+ Economia