Franca lança campanha de vacinação contra poliomielite – veja locais de imunização

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 9 de agosto de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A mobilização é nacional e também uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde realizada com sucesso desde 1980

Campanha de vacinação contra poliomielite é uma estratégia nacional

 

A Secretaria de Saúde de Franca, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, que lançou a Campanha de Vacinação contra Poliomielite, está com suas equipes oferecendo esse atendimento, através da rede de UBS, ESFs e a partir desta terça-feira, visitando as Creches-Escolas.

De alguma forma, a secretaria já vinha realizando a imunização desde as últimas semanas, em sua programação de rotina mantida pelas Unidades Básicas, oferecendo a vacina contra a Poliomielite e outras doenças.

A partir desta terça-feira, 9, uma programação complementar foi elaborada para atender também as crianças nas Creches-Escolas, localizadas nas abrangências das Unidades Básicas de Saúde.

A vacina é destinada para crianças com menos de 5 anos de idade. Entre esta terça-feira e o dia 12, sexta-feira, haverá equipes atendendo nas creches das regiões de UBS dos Jardins Paulista, Aeroporto I, Leporace e Santa Clara.

Nestas repartições, a vacinação também está disponível, das 8h às 16h. Na cidade, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, existem em torno de 20,8 mil crianças nessa faixa etária de idade e muitas delas precisam atualizar a carteira de vacinação.

O Ministério da Saúde, com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, objetiva alcançar a cobertura igual ou maior que 95% para a vacina Poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Vacinas do calendário de rotina

Dentro do rol da vacinação de rotina, estão previstas conforme o Calendário Nacional, as vacinas: BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 – VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 – VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, , Influenza, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb e VIP .

Estão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19, em andamento nas UBS.

As vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

No caso de Franca, a Secretaria aguarda orientação e envio das doses pelo Governo do Estado para dar início a vacinação contra a Covid, em crianças menores de 5 anos.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

Poliomielite

Para a campanha contra a Poliomielite o grupo alvo são as crianças menores de 5 anos de idade, totalizando no país, mais de 14,3 milhões, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas, conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário.

As crianças de 1 a quatro anos deverão ser vacinadas, indiscriminadamente, com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Onde se vacinar em Franca

Para a vacina Poliomielite e as de rotina, os pais ou responsáveis devem comparecer das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, nas UBS Ângela Rosa, São Sebastião, Guanabara, Planalto, Paulista, e Luiza. Nos 4 ESFs (Estratégias Saúde da Família), nos Jardins Palma, Paineiras, Esmeralda e City Petrópolis, a vacinação está sendo feita em horários diferentes, das 10h às 12h e das 13h às 16h.


+ Saúde