Franca já teve 206 casos de dengue este ano; Prefeitura amplia ações de prevenção

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 25 de outubro de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com a Vigilância Sanitária, os bairros com maior incidência de infecção são Jardim Francano, Santa Rita, Nova Franca e Ângela Rosa.

De janeiro até a primeira semana de outubro, 206 casos de dengue foram diagnosticados em Franca. O número é menor do que os mais de 4 mil contabilizados em 2019 e maior do que os 43 relatados em 2020.

Equipes da Vigilância Sanitária fizeram um mapeamento pela cidade e identificaram que os bairros com maior incidência de infecção neste ano são Jardim Francano, Santa Rita, Nova Franca e Ângela Rosa.

Segundo Mariela Toscano, chefe da Vigilância Sanitária e Ambiental, os números de 2020 não podem ser considerados a título de comparação por conta da pandemia de coronavírus.

“Em 2020, nós vivemos um período totalmente atípico e com uma realidade nacional de subnotificação das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, até porque são doenças com sintomas semelhantes com a Covid-19. Agora, se a gente para e olha a nossa realidade de 2019, nós não queremos é justamente isso”, explicou.

Com a chegada da temporada de chuvas, a Prefeitura de Franca tem intensificado as ações de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Por conta do maior volume de água, pode haver acúmulos em baldes, vasos e outros recipientes, facilitando a proliferação do inseto.

Segundo uma notícia do G1 Ribeirão, agentes estão visitando casas e terrenos em todos os bairros de Franca. O objetivo é vistoriar as áreas para ver se há focos de criadouros do mosquito. A chefe da Vigilância orienta moradores sobre a identificação dos fiscais.


+ Saúde