Franca inicia ação especial para acolhimento de pessoas durante frio intenso

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 18 de maio de 2022 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretaria de Ação Social abriu 50 novas vagas para abrigar as pessoas em situação de vulnerabilidade social

De acordo com a previsão do tempo, Franca vai registrar temperaturas de até 3°C durante a semana

 

A Secretaria de Ação Social de Franca iniciou na última segunda-feira, uma operação especial para o acolhimento de pessoas, em situação de rua, devido a queda brusca registrada na temperatura.

Segundo alerta emitido pela Defesa Civil do Estado, entre terça-feira e sexta-feira desta semana, uma intensa massa de ar polar irá avançar sobre o Estado, provocando queda acentuada da temperatura, com momentos de frio intenso na região de Franca, onde as menores temperaturas, com previsão de 3º C, ocorrerão entre o final da madrugada e início da manhã.

Diante dessa situação, a Secretaria de Ação Social abriu 50 novas vagas para abrigar as pessoas em situação de vulnerabilidade social, nos serviços de assistência, sendo a Casa de Passagem, Abrigo Provisório e Acolhimento Noturno, passando de 128 para 178 vagas disponíveis, com a oferta de alimentos, banho e pernoite até a próxima segunda-feira, 23, cujo trabalho poderá ser estendido, de acordo com as condições climáticas.

Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, explicou que os serviços poderão ser acionados durante todo o dia, no período das 7 às 15h, no Espaço Dignidade pelo telefone (16) 99603-3456, no horário das 15 às 22h, no Serviço de Abordagem Social (16) 99965-6571 e das 22 às 7h, a Guarda Civil poderá ser acionada pelo telefone (16) 3724-1033 para o atendimento aos chamados feitos pela comunidade para o acolhimento das pessoas.

A secretária solicitou o apoio da população neste trabalho, doando agasalhos, meias novas para adultos, cobertores novos e usados, que estejam em bom estado de conservação e alimentos embalados, como leite, biscoito, pães de forma, bisnagas, margarina e achocolatado.

As doações poderão ser entregues na sede da Secretaria de Ação Social (Av. Champagnat, 1.750 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h.

Recursos estaduais

A Secretaria de Ação Social destacou que outra ação importante será o auxílio encaminhado pelo Governo do Estado, para a oferta de novas vagas nos serviços de acolhimento, durante o período de baixas temperaturas, a partir do próximo mês.

A utilização dos recursos do Fundo Estadual de Assistência Social foi aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, de acordo com a Resolução n.º 15, de 12 de maio, publicada no Diário Oficial do último dia 13.

São recursos extraordinários, em caráter emergencial e em parcela única, no valor de R$ 70 mil, a serem repassados pelo Fundo Estadual ao Fundo Municipal de Assistência Social, para a ampliação de 24 vagas nos Serviços para a População em Situação de Rua, para os meses de junho, julho e agosto deste ano, durante as baixas temperaturas.

Mudança UNICAD

A Secretaria de Ação Social comunicou que está realizando a mudança da sede da UNICAD (Unidade de Cadastro Único), visando ampliar o espaço físico para o atendimento à população.

Diante disso, no período de 16 ao dia 25, deste mês, exclusivamente, os atendimentos que já foram agendados estarão sendo prestados na sede da secretaria, que fica na Avenida Champagnat, 1750, no Centro.

Os novos atendimentos e a atualização cadastral deverão ser agendados, através do aplicativo de WhatsApp pelo número (16) 99680-2409.

Até o final deste mês, a UNICAD estará funcionando em novo endereço, na rua General Osório, 1.645, no Centro.


+ Ação Social