Franca estava há 9 anos sem mortes causadas por dengue; este ano já são 7 óbitos

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 17 de maio de 2022 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo a Vigilância em Saúde, cidade enfrenta surto e tem 3.935 casos confirmados desde janeiro. Diretor pede colaboração de moradores

Mortes por dengue não eram registradas em Franca desde 2013, segundo o diretor da Vigilância em Saúde, Caio Carvalho.

Na segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que já são sete os óbitos provocados pela doença desde março deste ano.

As vítimas são três homens, de 56, 77 e 86 anos, e quatro mulheres, de 37, 50, 87 e 95 anos. Ainda de acordo com a secretaria, a morte de uma idosa de 89 anos registrada no dia 7 de abril é investigada.

De acordo com notícia do portal G1 Ribeirão e Franca, até a última quinta-feira (12), a cidade somava 3.935 casos de dengue desde janeiro, número que coloca a cidade em estado de surto para a doença. Em 2021, foram menos de 300 positivos, de acordo com a prefeitura.

Vigilância

Para o diretor de Vigilância em Saúde, o aumento dos casos está ligado ao início de ano chuvoso aliado ao calor intenso, fatores favoráveis à reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus.

“Nós damos como certo o fator climático, as fortes chuvas, o calor intenso que nos abateu no começo do ano, e isso propiciou que o mosquito tivesse um ambiente mais favorável para que ele conseguisse passar mais o vírus”, diz Carvalho.

O diretor afirma que ações preventivas não deixaram de ser feitas pelos agentes no combate aos criadouros, mas que a população precisa contribuir para eliminar materiais que podem acumular água propiciando o desenvolvimento das larvas.

“A prefeitura nunca deixou de fazer o trabalho de controle de criadouros e casa a casa com os agentes de controle de vetores, porém nós também solicitamos que a população ajude a si mesma e o poder público na prevenção da doença, uma vez que os criadouros estão basicamente dentro dos domicílios.”


+ Saúde