Franca é a 6ª melhor cidade para se viver de acordo com o IDGM

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 23 de março de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Escolha foi com base na evolução de 15 indicadores de educação, saúde, segurança e saneamento básico

Apesar da pandemia, Franca tem em comum a criação de políticas públicas de sustentabilidade

Franca é a sexta melhor cidade do “Índice de Desafios da Gestão Municipal”, desenvolvido pela consultoria Macroplan, para se viver.

A empresa avaliou e elegeu as cidades com melhor qualidade de vida do país com base na evolução de 15 indicadores de educação, saúde, segurança e saneamento básico.

Além de Franca, outras 100 localidades concentram quase 83 milhões de habitantes, equivalentes a 40% da população brasileira, 53,3% dos empregos formais e representam metade do PIB brasileiro.

As seis primeiras colocadas no ranking foram Maringá (PR) — campeã por três edições, em 2017, 2018 e 2021 —, seguida por Jundiaí, São José do Rio Preto, Piracicaba, São José dos Campos e Franca, todas em São Paulo. Entre as capitais, se destacam Curitiba (PR), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), São Paulo e Florianópolis (SC).

Apesar da pandemia, as cidades selecionadas têm em comum a criação de políticas públicas de sustentabilidade, a média de salário considerada alta (acima de R$ 3 mil), a manutenção e geração de emprego apesar da crise, com destaque para o setor imobiliário, além de manterem os índices de saúde melhores do que no restante do país.

Outro fator que pode ter contribuído para o desenvolvimento desses locais em 2020 foi a tendência do home office, que levou muitas pessoas a se mudarem para cidades menores e do interior.

Na última década, a evolução do IDGM revela que houve avanços positivos em praticamente todos os 100 municípios, menos em Ananindeua (PA). Exceção é a área de segurança que registrou retração em 34 municípios.

 


+ Bem-estar