Franca “desaparece” na fumaça que encobre todos os bairros e afeta as pessoas

  • Robson Leite
  • Publicado em 10 de setembro de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em alguns trechos de baixada, como na Avenida Dr. Alonso, a fumaça dificultou a visualização de semáforos em vários momentos

Na manhã desta sexta-feira (10) Franca ficou coberta por uma fumaça branca.

Diferente da quinta-feira (09), quando a fumaça era marrom, quase vermelha, a da manhã de sexta-feira era clara, mas ainda assim impactante.

Muitas pessoas apresentaram problemas de respiração e foram muitas as postagens nas redes sociais de quem dizia estar fazendo nebulização com soro para limpar as vias respiratórias.

Visualização

Em alguns trechos de baixada, como na Avenida Dr. Alonso, a fumaça teve momentos de dificultar a visualização de semáforos, exigindo atenção redobrada dos motoristas.

A intensidade da fumaça era diferente em locais mais altos e mais baixos. Quanto mais baixada, mais complicada era a visualização das ruas.

De qualquer que fosse o ponto de observação, os prédios da cidade não apareciam na visão panorâmica.

As máquinas fotográficas com filtros UV-2 conseguiam fazer as fotos justamente pela eliminação do ultravioleta, mas as fotos de celular não tinham nitidez.

Saúde

Várias pessoas faziam observação para evitar mais complicações de saúde, fazer nebulização, ligar o vaporizador ou o umidificador para aumentar a umidade do ar.

Mesmo com o passar das horas, a cidade continua encoberta pela fumaça, mas melhor do que ao amanhecer, quando as garagens e os corredores das casas estavam tomadas de fuligem.

E, como não poderia deixar de ser, as donas de casas reclamando da poeira, da fuligem e – para complicar – da falta de água.


+ Meio Ambiente