Com a maior taxa de ocupação de UTIs do estado, Franca suspende testes de covid-19

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 13 de maio de 2021 às 15:30
  • Modificado em 13 de maio de 2021 às 15:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca enfrenta uma situação crítica por conta do aumento de novos casos de coronavírus na cidade e número de pacientes já internados com a doença

Testes de covid-19 foram suspensos em Franca nesta quinta-feira, 13

A situação em Franca nesta quinta-feira, 13, é crítica e parece caminhar para um colapso iminente na área de saúde.

Franca é hoje a cidade com a maior taxa de ocupação de UTIs Covid em todo o estado de São Paulo, com quase 95% dos leitos destinados a pacientes graves de covid-19 ocupados, entre SUS e particulares.

Diante desse quadro, a Secretaria de Saúde de Franca suspendeu os testes de covid na tenda onde são atendidos pacientes com suspeita da doença ao lado do Pronto-Socorro Álvaro Azzuz.

Os moradores que estavam na fila à espera da realização dos testes na manhã desta quinta-feira, 13, foram dispensados por um enfermeiro do local sem maiores explicações.

Danilo, um dos moradores que estavam na fila com sintomas indicativos de covid-19, já esperava há duas horas junto com a esposa, quando receberam o aviso.

“Ele só avisou que não ia ter mais o teste, que se a gente quisesse mais informações, era para procurar direto na Secretaria de Saúde”, diz.

Danilo está com os sintomas de Covid, mas não tem dinheiro para realizar um teste particular e teme transmitir a doença para a família.

“Sem contar que ainda tenho que voltar ao trabalho, a situação está muito complicada”, afirmou.

De acordo com o contato realizado com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Franca, a suspensão dos testes nesta quinta-feira, 13, aconteceu pela necessidade de remanejamento dos funcionários que atendiam na tenda ao lado do pronto-socorro, para as alas onde estão internados pacientes com covid-19.

Ainda não há  informações sobre a retomada dos testes no Pronto-Socorro Álvaro Azzuz.


+ Saúde