Flávia Lancha, João Rocha e vereadores: muita gente está de olho na Câmara Federal

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 20 de junho de 2021 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Eleição para deputado federal faz brilhar os olhos de políticos locais, que já se movimentam por votos em Franca e região

Para chegar até aqui, os candidatos de Franca devem ter um trabalho regional forte e muita articulação política

Desde a eleição de Ubiali e o mandato-relâmpago de Adermis Marini, Franca segue sem um representante com base eleitoral na Câmara Federal, em Brasília.

Mas se depender da vontade dos políticos locais, a cidade poderá sim ter um representante na nata do poder decisório brasileiro.

Dois dos candidatos a prefeito de Franca nas última eleições surgem naturalmente como participantes do processo.

Quem está mais em evidência de pré-campanha é Flavia Lancha, segunda colocada na disputa. Logo após a vitória de Alexandre Ferreira, Flávia começou a não parou mais de trabalhar.

Podcasts

Ela tem se reunido com lideranças da região, participado de lives, podcasts, entrevistas e mantém uma rede social extremamente ativa.

Flávia também tem se apresentado como liderança do PSD na região. Está anunciando recursos para municípios vizinhos e vem evidenciando inclusive que terá um parceiro forte para as próximas eleições.

A empresária tem postado fotos constantemente com o deputado estadual Alex Madureira, de seu partido, com forte acesso e apoio político da Assembleia de Deus em todo o Estado.

Tal parceria pode dar muita força a Flávia. De contra somente o fato de Alex não ter vínculos com Franca – o que Flávia está buscando fortalecer. O risco sempre é o francano não entender e isso ter efeito contrário.

Influência de Bolsonaro

João Rocha, que ficou em terceiro nas eleições municipais e por pouco mais de mil votos não chegou ao segundo turno, também surge como eventual candidato.

Além do apoio da ala direitista de Franca, João mobilizaria parte do eleitorado bolsonarista da cidade. Atualmente no PSL, João pode também migrar de partido, dependendo de para onde o presidente Bolsonaro for.

Seu destino mais provável é o Patriota. Se ficar no PSL, corre o risco de perder o apoio dos bolsonaristas, se sair, perde o bloco de correligionários fiéis ao PSL

Um fator surpresa para as eleições de deputado federal pode ser também a inusitada candidatura do ex-prefeito e ex-deputado estadual Gilson de Souza.

Votos

Tudo vai depender dos fechamentos dele com o seu partido, o DEM, e de onde seus votos poderão ser mais úteis para a legenda.

Quem também está evidenciando uma segunda tentativa é o suplente de deputado federal e delegado David Abmael David, do PL, que tem sido visto frequentemente ao lado da irmã, deputada Graciela Ambrósio, em suas divulgações nas redes sociais.

Em sua primeira tentativa, em 2018, obteve 13 mil votos em Franca. Davi já foi prefeito de Buritizal.

Vereadores

Um considerável contingente de vereadores também pode surgir na lista de candidatos a federal.

O nome mais certo, até o momento, é o de Della Motta, que está praticamente certo como candidato pelo Podemos, contando com o apoio de policiais militares em Franca e Região.

Claudinei da Rocha, presidente da Câmara, também é cotado nos bastidores como candidato pelo PMDB do prefeito Alexandre Ferreira.

O lançamento de um candidato pelo partido é exigência do deputado ribeirão-pretano Baleia Rossi, “dono” da legenda na macrorregião.

Zezinho Cabeleireiro também pode tentar novamente o cargo. Na primeira tentativa que fez, bateu modestos 3,7 mil votos.

Outros nomes

A disputa para federal deverá ter ainda a participação de Bruxelas, do PT, uma das jovens lideranças de Franca; de Luiz Frei, que deve deixar o PL e se filiar ao Novo; além de candidaturas de partidos nanicos com o objetivo de somar votos para as suas respectivas legendas.

Força regional

Dois nomes de deputados federais já no exercício do mandato também têm sido bastante ventilados em Franca.

Um deles é do experiente Arnaldo Jardim, que está em seu quarto mandato como federal. Ele é nascido em Altinópolis e criado em Ituverava e quer ampliar sua participação no eleitorado francano.

Conta como trunfo a proximidade com os vereadores Daniel Bassi, Lindsay Cardoso e Ronaldo Carvalho. Através deles, anunciou emenda de R$ 450 mil para Franca.

Quem também tem trabalhado em Franca e Região é Márcio Alvino, do PL, que tem como principal apoiadora a presidente da Feapaes, Cristiany de Castro, sua colega de partido e assessora parlamentar, que tem fortalecido seu nome junto à instituição em Franca e Região.


+ Política