Fim (ou incremento) da crise entre Prefeitura e São José está na mão dos vereadores

  • Marcia Souza
  • Publicado em 22 de junho de 2021 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Relação, que já não era das melhores, subiu de temperatura com os dois lados se culpando pela greve que deixa francanos a pé

Com ônibus parados pela greve dos motoristas, vereadores vão apreciar projeto que compra passes antecipados pela Prefeitura

Os vereadores terão uma verdadeira “batata quente” em suas mãos nesta terça-feira.

Vão votar um projeto de lei que autoriza a compra de passes que pode demandar até R$ 1,3 milhão dos cofres públicos.

A situação está tensa e pode amenizar ou piorar uma crise institucional entre a Empresa São José, concessionária do transporte coletivo de Franca, e a Prefeitura Municipal.

Os dois lados têm se culpado pelos problemas no transporte coletivo de Franca.

A empresa tem atrasado pagamento de salário e solicitado subsídio ao município, alegando o contrato estabelece a manutenção do equilíbrio financeiro.

A Prefeitura não quer repassar os subsídios e encontrou, como forma de amenizar, a compra de passes sociais para setores da população. Mas para isso dar certo, os vereadores precisam aprovar e isso não parece estar muito fácil.

O projeto prevê a criação do Programa Emergencial de Auxílio Transporte aos Usuários de Serviços Públicos, como medida de enfrentamento à pandemia da covid-19.

A iniciativa consiste no fornecimento de passagens de transporte coletivo para usuários dos serviços de saúde, assistência social, desenvolvimento e educação técnica e profissional prestados pelo município de Franca.

Orçamento

Poderá requerer o benefício quem estiver em situação de vulnerabilidade social. Para financiar o projeto, a Prefeitura pretende abrir créditos adicionais em seu orçamento no valor total de até R$ 1,35 milhão.

E é justamente aí que entram os vereadores. A pressão sobre eles têm sido forte por parte das  redes sociais e até de seus partidos para que se posicionem contrários à iniciativa.

Para complementar o cenário desfavorável, vereadores ouvidos pela reportagem afirmam que o prefeito e seu líder na Câmara, Ilton Ferreira, não têm feito qualquer tipo de apelo pela aprovação.

A impressão que dá é que o Executivo não fará muita força pela aprovação.

Enquanto isso, a população segue em meio a incertezas do que o poder público fará, de fato, para prestar o serviço de transporte público, direito dos cidadãos francanos que, ultimamente, não tem sido muito respeitado.


+ Transporte