Fim de semana de Páscoa terá atração especial no céu noturno com lua cheia “rosa”

  • Nene Sanches
  • Publicado em 15 de abril de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A lua rosa aparecerá cheia do início desta sexta-feira (15) à segunda-feira (18) de manhã, de acordo com notícia do site da Nasa

A superlua de abril iluminará o céu durante todo o fim de semana e, embora seja chamada de lua rosa, não é realmente dessa cor.

A lua rosa aparecerá cheia do início desta sexta-feira (15) à segunda-feira (18) de manhã, de acordo com a Nasa. Estará em sua plenitude máxima no sábado, 16 de abril, às 15h55 (horário de Brasília).

A lua está associada ao florescimento da primavera da planta Phlox subulata (Flox rastejante, na tradução livre) uma flor silvestre rosa nativa do leste da América do Norte, de acordo com o The Old Farmer’s Almanac. A planta é comumente conhecida flox de musgo ou flox de montanha.

Segundo notícia da CNN Brasil, os nomes dos nativos americanos para a lua cheia de abril eram homenagens à primavera no Hemisfério Norte, de acordo com o The Old Farmer’s Almanac.

Riachos navegáveis

A tribo Dakota a chamava de “lua quando os riachos são novamente navegáveis”, enquanto a tribo Tlingit a chamava de “lua florescente de plantas e arbustos”, em referência ao fim do inverno e ao ressurgimento do crescimento das plantas.

A lua rosa também se alinha com vários feriados religiosos, de acordo com a Nasa. É chamada de lua pascal no calendário eclesiástico cristão, porque é a lua cheia antes da Páscoa.

Para os hindus, esta lua marca Hanuman Jayanti, a celebração da divindade do macaco hindu Lord Hanuman. A lua rosa é Bak Poya para os budistas, especialmente no Sri Lanka, e comemora a visita de Buda ao país insular, onde Buda evitou uma guerra resolvendo uma disputa entre chefes.

Ao contrário dos últimos dois anos, a lua rosa de abril não será uma superlua. No entanto, ainda vem com seu próprio folclore. De acordo com o Almanaque do Velho Fazendeiro, “a lua cheia em abril traz geada. Se a lua cheia ficar pálida, espere chuva.”


+ Astronomia