Formula Chopp

“Fim da picada”: projeto que restringe a criação de abelhas é aprovado pela Câmara

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 6 de maio de 2021 às 15:00
  • Modificado em 6 de maio de 2021 às 15:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O projeto visa proteger as abelhas nativas sem ferrão por meio de ações como a proibição da retirada de ninhos da natureza.

Matéria visa a evitar acidentes com picadas dos insetos e também a sua preservação

Um projeto de lei aprovado nesta terça-feira na Câmara de Franca, apresentado pelos vereadores Della Motta (Podemos) e Kaká (PSDB), prevê o resgate e a captura de abelhas nativas sem ferrão (meliponíneos) e da Apis mellifera (abelha doméstica com ferrão) no Município de Franca.

A matéria proíbe a criação das abelhas com ferrão na cidade, em área urbana ou próximo a casas, escolas, hospitais e clínicas.

O projeto também visa, segundo os autores, a proteger as abelhas nativas sem ferrão por meio de ações como a proibição da retirada de ninhos da natureza.

Della Motta deu mais detalhes sobre a iniciativa: “Queria agradecer o COMDEMA (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico), que discutiu o nosso projeto e o apoiou”.

O vereador acrescenta que se trata de “um projeto que diz respeito à proteção da fauna nativa e à segurança das pessoas e animais de Franca, aos quais a presença da abelha com ferrão representa um risco, inclusive de morte”, afirmou o vereador.

Após aprovação pela Câmara de Vereadores, o projeto aguarda apreciação e sanção do prefeito Alexandre Ferreira.


+ Meio Ambiente