Fila passa de 500 mil: Governo prepara mutirão para regularizar perícias do INSS

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 1 de março de 2023 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo Ministro da Previdência, as ações para regularizar o tempo de espera por perícia médica devem começar ainda no mês de março

Um dos maiores gargalos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a fila da perícia médica. Hoje, há mais de 500 mil pedidos aguardando análise. Por isso, o governo federal anunciou que prepara um mutirão para diminuir a espera média para 45 dias. As informações são de Carlos Lupi (PDT), ministro da Previdência Social.

Hoje, a espera atravanca a concessão de benefícios do INSS que precisam de perícia médica para sua liberação. “Essa hoje é a minha maior fila. São mais de 500 mil que estão aguardando uma perícia”.

“Esse mutirão começa em março e é para diminuir parte da fila”, disse Carlos Lupi na sexta-feira, 17, em São Paulo. A afirmação ocorreu durante evento na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

De acordo com notícia do portal Edital Concursos Brasil, o objetivo do governo federal é diminuir o tempo média de espera por perícia médica. Nesse sentido, a meta é atingir espera máxima de 45 dias até o mês de dezembro deste ano.

“Quero enquadrar [a fila] até dezembro para ficar 45 dias como prazo máximo de fila. Até 40 dias nem é considerado fila, mas eu quero que até dezembro não tenha ninguém fora do prazo máximo”, finalizou o ministro da Previdência Social.


+ Aposentados