Fila de espera em São Paulo para tirar visto dos Estados Unidos ultrapassa 18 meses

  • Nene Sanches
  • Publicado em 18 de março de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Consulado Norte-Americano em São Paulo justifica longo período de espera devido a demanda reprimida na época da pandemia da Covid-19.

Fila em consulado para visto americano em 2022 (Foto: Reprodução/Globo)

A fila para emissão do visto norte-americano de turismo em São Paulo ultrapassou os 18 meses.

O estado tem o maior tempo de espera no Brasil, com 549 dias, e é o maior já registrado, segundo um levantamento do escritório de advocacia AG Immigration, especializado em green cards para os Estados Unidos.

O consulado também confirmou que a fila chegou a um ano e meio de espera.

Quando o Consulado Americano em São Paulo voltou a emitir os vistos, em novembro de 2021, os agendamentos já estavam com um período longo de espera, com data disponível apenas para o final de 2022.

Aumentou a fila

Em dezembro de 2022, um ano depois que os Estados Unidos reabriram as fronteiras após a pandemia da Covid-19, o período de espera era de 484 dias. Em março do mesmo ano, a fila chegava a 284 dias. Em fevereiro, um mês antes, o número era um pouco maior: 294 dias.

Nos outros estados brasileiros, as filas também estão longas neste mês de março; o menor tempo de espera é em Porto Alegre:

Brasília: espera de 469 dias;

Rio de Janeiro: espera de 451 dias;

Recife: espera de 400 dias;

Porto Alegre: espera de 271 dias.

Fazendo hora extra

Questionado, o Consulado Americano em São Paulo justificou o longo período de espera como “demanda reprimida devido ao fechamento [do país] durante a pandemia” e afirmou que trabalha para “contratar e treinar funcionários adicionais”.

O consulado afirma ainda que acrescentou “horas e dias extras [na jornada dos funcionários] para aumentar a capacidade de processamento de vistos”.

A fila, no entanto, é maior apenas para aqueles que solicitam o visto americano pela primeira vez, modalidade classificada como B1/B2.

Para renovar o documento em São Paulo, a espera atual é de 73 dias, sem a necessidade de entrevista.

O consulado aponta também que o turista pode procurar o site para verificar se há algum dia anterior à data prevista para emissão do visto e reagendar, se for o caso.


+ Cotidiano