Fifa adotará impedimento semiautomático na Copa do Mundo; veja como funciona

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 3 de julho de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nova ferramenta já foi testada no Mundial de Clubes de 2021, e promete acelerar a identificação de impedimentos na Copa

A Fifa anunciou que utilizará uma nova tecnologia semiautomática de impedimento na Copa do Mundo no Catar, que começa em 21 de novembro. A nova tecnologia já foi testada em duas ocasiões: na Copa Árabe e no Mundial de Clubes da temporada de 2021.

De acordo com notícia da CNN Brasil, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, enfatizou que a nova ferramenta é uma evolução no sistema do VAR, que já vem sendo implantado no futebol mundial.

“Na Copa do Mundo da Fifa 2018, a Fifa deu o corajoso passo de usar a tecnologia VAR no maior palco do mundo, e provou ser um sucesso indiscutível. A tecnologia de impedimento semiautomatizado é uma evolução dos sistemas VAR que foram implementados em todo o mundo. Essa tecnologia é o culminar de três anos de pesquisa e testes dedicados para fornecer o melhor para as equipes, jogadores e torcedores que irão para o Catar”.

Veja como funciona a tecnologia

De acordo com a federação, a nova ferramenta utilizará um sensor, que ficará no centro da bola e ajudará a identificar o momento em que houver contato com algum atleta.

Doze câmeras estarão espalhadas pelo estádio, e terão a capacidade de identificar 29 possíveis pontos de contato entre o atleta e a bola, 50 vezes por segundo, na exata posição do campo.

O cruzamento dos dados encontrados entre o posicionamento dos atletas, da bola e do contato com um determinado jogador emitirá um alerta automático para a sala do VAR. Este alerta sempre acontecerá quando um jogador receber a bola em posição irregular.

Após o alerta, os árbitros da cabine de vídeo validarão a decisão de forma manual, mas baseado nas informações enviadas pela tecnologia, com o intuito de tornar a decisão mais rápida e precisa.

Após a confirmação do impedimento, será gerada uma animação 3D, que detalhará a posição dos atletas que participaram da jogada no momento em que o passe foi feito.


+ Futebol