FGTS extraordinário: Perdi o dia de sacar R$ 1 mil, ainda tenho direito?

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 9 de maio de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A liberação do saque do FGTS segue um calendário escalonado de acordo com o mês de nascimento de trabalhador

O saque do FGTS extraordinário de até R$ 1 mil segue sendo pago para mais de 40 milhões de brasileiros em todo o país. Antes de mais nada, é importante deixar claro que o benefício visa atender que possuem saldos nas contas do fundo (inativas ou ativas).

Segundo o portal Notíciasconcursos, a liberação do saque do FGTS segue um calendário específico, escalonado de acordo com o mês de nascimento de trabalhador. Segundo o Governo, os nascidos entre os meses de janeiro e março já podem sacar os valores.

Todavia, uma dúvida muito comum por parte dos trabalhadores diz respeito ao que poderia acontecer se os beneficiários do programa perdessem a data do calendário oficial do Governo Federal.

O que acontece se eu perder a data de saque?

A princípio, deixa de sacar o valor do devido do FGTS na data do calendário tem sido um dos grandes questionamentos dos trabalhadores nos últimos dias.

Para deixar claro, é importante destacar que não acontecerá nada se o trabalhador perder a data do calendário de saque do FGTS.

Seja como for, o trabalhador não será penalizado em nada porque o calendário é relacionado ao momento em que o dinheiro estará disponível para saque, ou seja, não há risco algum em perder o dinheiro emergencial do benefício.

É importante salientar que o prazo final para que os trabalhadores movimentem o dinheiro vai até 15 de dezembro. Isso vale para todos os trabalhadores que recebem o FGTS, independente do mês de nascimento.

Até o momento os trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro e março já podem efetuar o saque do benefício. Sendo assim, resta somente os pagamentos para os nascidos de abril a dezembro.

Veja o cronograma para os nascidos a cada mês:

Janeiro: 20 de abril

Fevereiro: 30 de abril

Março: 04 de maio

Abril: 11 de maio

Maio: 14 de maio

Junho: 18 de maio

Julho: 21 de maio

Agosto: 25 de maio

Setembro: 28 de maio

Outubro: 1º de junho

Novembro: 08 de junho

Dezembro: 15 de junho


+ Economia