FGTS 2022: Caixa libera até R$ 1.000 para 3,2 milhões de pessoas nesta semana

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 7 de junho de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

São esperados repasses para mais de 3,2 milhões de beneficiários que terão acesso aos recursos do FGTS de forma automática

A Caixa Econômica Federal libera a partir desta quarta-feira (08), mais uma rodada do saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Cada trabalhador pode retirar até R$ 1 mil de conas ativas (emprego atual) ou inativas (empregos antigos).

O calendário de pagamentos foi dividido de acordo com o mês de nascimento de cada pessoa. Para esta semana, são esperados repasses para mais de 3,2 milhões de beneficiários que terão acesso aos recursos do FGTS de forma automática e descomplicada. Os pagamentos acontecem por meio do aplicativo Caixa Tem.

Calendário saque extraordinário do FGTS

Trabalhadores que fazem aniversário entre janeiro e outubro já foram contemplados com o saque extraordinário do FGTS.

Segundo o portal editalconcursosbrasil, os próximos serão os nascidos em novembro, no dia 8, e os nascidos em dezembro, no dia 15 de junho. O grupo encerra o calendário de liberações, que permite retiradas até o dia 15 de dezembro de 2022.

Como sacar o FGTS extraordinário?

Toda e qualquer pessoa que possui conta vinculada ao FGTS e com saldo, seja ativa ou inativa, pode sacar. Entretanto, valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como aqueles usados na antecipação do saque-aniversário, por exemplo, não estarão disponíveis.

Não é necessário solicitar o saque do FGTS. O dinheiro é disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador criada pela Caixa no aplicativo Caixa Tem – caso ele não tenha uma.  Somente em casos de dados incompletos é que o trabalhador terá que pedir a liberação dos recursos.

Depois que o dinheiro é depositado na conta poupança social digital, o beneficiário pode utilizá-lo no pagamento de contas e boletos, para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos por meio do cartão de débito virtual e QR Code.

O valor do FGTS extraordinário também pode ser transferido para contas bancárias da Caixa ou de outras instituições via PIX. O saque em espécie nas casas lotéricas e terminais de autoatendimento da estatal também é outra alternativa.


+ Economia