Formula Chopp

FETANP completa 57 anos de história em defesa e incentivo ao teatro amador francano

  • Robson Leite
  • Publicado em 5 de maio de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

São 57 anos de atividades ininterruptas em função das artes cênicas, tendo como fundadores os saudosos José Cyrino Goulart e Orlando Dompieri

Orlando Dompieri e José Cyrino Goulart, fundadores na FETANP

A Fetanp é uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública conforme Lei Municipal número2123/1972, fundada em 06 de maio de 1964.

São 57 anos de atividades ininterruptas em função das artes cênicas, tendo como fundadores os idealistas e saudosos José Cyrino Goulart (que leva o nome do Teatro Municipal) e Orlando Dompieri (que leva o nome de Teatro Municipal de Bolso).

Por se tratar uma entidade legalmente instituída é a mais antiga da cidade e a que criou e continua mantendo o Festival “Águas de Março”. Exceção dos dois anos de pandemia.

A entidade também realiza mostras e projetos culturais virtualmente divulgados pelo Facebook do MTAP Museu do Teatro Amador Paulista (https://www.facebook.com/mtap.francae  https://www.facebook.com/fetanpfr )

Os membros da FETANP são voluntários. Através da FETANP, os grupos amadores de teatro e os atores solos conseguem contatos com os grupos de outras cidades para troca de experiência e reciclagem de aprendizado.

Seu patrimônio cultural é uma conquista dos artistas francanos, amantes das artes cênicas:

1- Disponibilizar aos estudantes, artistas amadores de teatro e pesquisadores, a Biblioteca composta de 1.130 obras exclusivas de artes cênicas, fotos e vídeos;

2 – Ainda aos pesquisadores, disponibilizar todo acervo de documentos históricos dos pioneiros pela implantação do teatro amador do Estado de São Paulo, fotos, jornais, vídeos, cartazes e troféus dos espetáculos premiados e com reconhecimento nacional pelos órgãos que praticam a política cultural de incentivo às artes;

3- A FETANP é a idealizadora do Festival “Águas de Março”, que no ano de 2019 estava em sua Trigésima Edição e garantiu gratuitamente a participação dos artistas amadores de Franca e Região nas atividades culturais, revelando artistas em todas as áreas: teatro, dança, musica, poesias encenadas e performances;

4- A participação da população no Festival “Águas de Março 2019” com entrada gratuita nos espetáculos que se apresentam durante a realização do evento, que tem em média um público de 8 mil pessoas, durante 11 dias de Festival todos os anos;

5- A doação ao Fussol — Fundo de Solidariedade do Município de Franca — de toda a arrecadação de leite e óleo da Campanha “Ingresso Solidário” oriundos dos eventos culturais de realização da FETANP.

“A Fetanp é administrada por voluntários e amadores de teatro”, esclarece o atual presidente José Reinaldo Cardoso Junior, também integrante do Grupo Teatral Painel, que, juntamente com Rejane Aparecida Genaro, faz parte da Comissão de Curadores do Museu do Teatro Amador Paulista, que ocupa uma sala especial do Teatro Municipal de Franca.

A FETANP é parceira do Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo, presidida pelo jornalista Carlos Pinto, e de 12 cidades paulistas de voluntários e pioneiros pela implantação do teatro amador no Estado.

Os integrantes dos Núcleos são os responsáveis pelo envio de documentos históricos para o Museu do Teatro Amador.

São 57 anos de atividades ininterruptas em Franca e em função da divulgação das artes cênicas.

É importante ressaltar que os administradores públicos de Franca têm valorizado e reconhecido essa trajetória cultural.

A Fetanp tem sua sede anexo ao Teatro de Bolso “Orlando Dompieri”, na Rua Nabi Haber, 250, Bairro São José.