Festa junina da Apae fomenta a cultura popular brasileira. Mais 3 dias de atividades

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 4 de julho de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atividades envolvem produções artesanais, culinária típica e apresentações de dança no Arraiá Apaexonado, que será nos dias 5, 6 e 7

A Apae de Franca está em ritmo de festa junina! Bandeiras coloridas, flores, chapéus de palha, balões e outros enfeites típicos desta época do ano dão o clima festivo aos blocos da instituição.

Nas últimas semanas, as crianças, jovens, adultos e idosos atendidos pela instituição participaram de uma série de projetos para conhecer mais sobre as tradições da cultura popular brasileira.

As turmas desenvolveram atividades manuais, de gastronomia e se preparam para a grande festa com apresentações de danças típicas no Arraiá Apaexonado.

Nos dias 5, 6 e 7 de julho de 2022, os alunos e usuários vão se apresentar, com ritmos que incluem a tradicional quadrilha, forró, xote e outros. As danças vão encerrar o ciclo de atividades voltadas para as comemorações juninas que envolveram as três áreas de atendimento da Apae – Educação, Saúde e Assistência Social.

Gina Tonello, diretora da Escola de Educação Especial “João Maria Vianney”, mantida pela instituição, destacou a importância do projeto.

“Trabalhamos vários aspectos. Primeiramente, os culturais; depois, a parte de gastronomia. Os alunos foram para a cozinha preparar pratos típicos, como pé de moleque, paçoquinha e bolo de fubá. Eles também participaram da confecção de enfeites, das bandeiras juninas, desenvolvendo atividades manuais, e participarão das danças de vários ritmos, que é a parte de movimento e expressão corporal”.

Os blocos estão enfeitados e haverá um concurso com premiação para o mais criativo. “Teremos um momento para confraternizarmos e estamos mais próximos”, complementou Gina.

Adauto Edson Ferreira, coordenador de Educação Física, Esportes e Artes da Apae, acredita que este tipo de evento é uma importante experiência para que os alunos conheçam, tenham contato e vivenciem a cultura popular brasileira.

“Nosso objetivo é dar oportunidade de eles conhecerem a festa junina e vivenciá-la de forma íntegra e participativa. Muitos até vão a festas fora da Apae, mas poucos interagem, porque não estão em um evento preparado especialmente para eles. Teremos atividades propostas especificamente para os alunos da Apae”, destacou Adauto.

‘Arraiá da Assistência Social’

Com o tema Sertão Apaixonado “Arraiá da Assistência Social” e participação ativa das crianças, jovens, adultos e idosos atendidos, o espaço destinado aos atendimentos nesta área se transformou em um cenário de cidade nordestina, com suas festas juninas tradicionais e populares.

“A decoração que realizamos no bloco proporciona aos atendidos um ambiente alegre e vibrante com decorações coloridas, trajes e adereços bem animados, tornando o evento uma experiência cultural diferente e única”, comentou Cleonice Cunha Barbosa, coordenadora do Centro Dia.

O grupo, com muitos participantes, se prepara para as apresentações das danças “Se joga no passinho”, “Na sola da bota” e “Xote das meninas”.

As apresentações

O Arraiá Apaexonado acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de julho, com a participação do Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Núcleo de Autismo, área da Saúde e da Assistência Social – Centro Dia e Unidade Referenciada.

As turmas foram divididas nos três dias, nos períodos da manhã (das 8h30 às 10h30) e à tarde (das 13h30 às 16h), para evitar aglomeração por conta do risco da covid-19.

Também como forma de prevenção contra o coronavírus, o evento será interno, realizado exclusivamente para professores, colaboradores, alunos e usuários da instituição.


+ Inclusão