Ferramenta digital coloca pequeno produtor rural perto do consumidor final

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de abril de 2020 às 17:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo é aproximar produtores, feirantes e empreendedores de micro e pequenos negócios de consumidores

O “Pertinho de Casa” é uma iniciativa, sem fins lucrativos, liderada pela FAESP- Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo.

Tem o apoio de empresas “Apoiadoras”, entre elas a Accenture, Facebook, PagSeguro, VTEX e Yami) que se uniram durante a pandemia da Covid-19.

O objetivo é aproximar produtores rurais, feirantes e afins, empreendedores de micro e pequenos negócios de consumidores próximos a suas regiões de atuação.

Os produtores rurais viram suas rendas reduzidas drástica e repentinamente, e os consumidores se viram com a mobilidade reduzida em razão das restrições de circulação.

Em prazo recorde de três semanas, o grupo de empresas apoiadoras se organizou para lançar, sem fins lucrativos, o site www.pertinhodecasa.com.br que, de maneira simplificada e sem custo, assegura o apoio à atividade comercial nos bairros. 

O propósito principal é conectar compradores e vendedores em função do interesse comercial e localização, utilizando como ponto de referência o CEP ou endereço.

Com a nova plataforma, o consumidor interessado em comprar na vizinhança coloca seu endereço ou CEP no site, seleciona a categoria de comércio de interesse.

Rapidamente uma lista de pequenos comerciantes cadastrados surge para iniciar o processo de compra e venda. 

A negociação é direta via WhatsApp. É uma ferramenta simples e sem custo para as partes. O cliente paga apenas os produtos selecionados e o modo de frete combinado.

O foco inicial é o cadastramento dos pequenos produtores agrícolas, feirantes e pequenos comerciantes, que têm como desafio ter um novo canal de venda de seus produtos, principalmente os perecíveis. 

Com o lançamento, outros segmentos serão incorporados à plataforma para complementar a oferta aos consumidores. 

A Faesp diz saber do potencial de expansão para outros segmentos e por todo o interior de São Paulo. O importante é ter foco e ajudar a quem precisa, com foco e atuação estruturada.

O site é acessado por meio do endereço eletrônico www.pertinhodecasa.com.br e é gerido/mantido pela Faesp, responsável também pela estrutura de atendimento e canais de comunicação com vendedores e consumidores.


+ Agronegócios