Fenômeno climático deixa Franca sob chuva até a próxima segunda-feira

  • Marcia Souza
  • Publicado em 29 de janeiro de 2022 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

ZCAS, que acontece no Oceano Atlântico, causa chuvas constantes em grande parte do país

Chuva

ZCAS, que acontece no Oceano Atlântico, causa chuvas constantes em grande parte do país

Franca vai ficar sob chuva, pelo menos, até a próxima segunda-feira. O estado de São Paulo será um dos mais afetados pela ZCAS, ou Zona de Convergência do Atlântico Sul, neste período.

Até a segunda, o volume de chuva pode se aproximar dos 300mm em alguns pontos, principalmente nas áreas próximas ao Paraná e entre o Litoral Sul e Baixada Santista.

Outra possibilidade, para Franca e Região, é a alta incidência de ventos fortes. A cidade segue ainda sob o alerta laranja no risco de tempestades, um dos mais elevados na escala do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia.

Mar agitado com risco de ressaca

Mesmo com esse clima adverso, se alguém de Franca ou da região quiser ir para o litoral, é bom ficar atento.

Por causa dos ventos intensos, inclusive no oceano, o mar fica agitado e há risco de ressaca entre o Litoral Sul e Ilhabela. As ondas podem chegar aos 2,5 a 3 metros.

Com os altos volumes previstos, a Climatempo alerta para o risco de grandes alagamentos/enchentes, além de outros transtornos como deslizamentos e transbordamento de rios e córregos, como é recorrente em Franca, nos Bagres e no Cubatão, principalmente próximo ao Galo Branco.


+ Clima