FEAPAES-SP solicita que pessoas com deficiências sejam prioritárias na vacinação

  • Caio Mignone
  • Publicado em 27 de janeiro de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de prioridade na vacinação contra a Covid-19, a presidente solicita que o retorno as aulas não aconteçam antes da imunização

A presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), Vera Lúcia Ferreira, com o objetivo de defender os direitos da pessoa com deficiência, enviou na tarde de ontem (26), um ofício para o governador do estado de São Paulo, João Doria.

No documento, ela solicita que as pessoas com deficiências sejam incluídas nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19.

O ofício reitera o pedido já feito ao ministro da saúde, Eduardo Pazuello, e ao secretário de saúde do Estado, Jean Carlo Gorinchteyn.  

O pedido é pautado no fato de que as pessoas com deficiências intelectual e múltipla, bem como os autistas, pertencem ao grupo de risco devido as comorbidades preexistentes em seus quadros clínicos, como hipertensão, restrições respiratórias, doenças neurológicas, dificuldades de comunicação, entre outros.

“Além das comorbidades clínicas, como diabetes e obesidade, as pessoas com deficiências também estão em desvantagem quando o assunto é prevenção. A maioria não tolera o uso de máscaras, não conseguem ter uma rotina correta de higiene, com o uso de álcool em gel. Nosso pedido é urgente”, afirma a presidente da FEAPAES-SP, Vera Lúcia Ferreira.   

Além de prioridade na fila da imunização, a presidente ainda solicita que o retorno às aulas só aconteça após a vacinação de todo o grupo.

Um ofício solicitando uma audiência para tratar da pauta também foi enviado, há alguns dias, para o secretário de educação, Rossieli Soares.


+ Inclusão