FEAPAES-SP participa de audiência no Supremo Tribunal Federal e defende a inclusão

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 28 de agosto de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Flávia Catanante disse que as mães de pessoa com deficiência têm o direito assegurado de decidir onde querem que seus filhos estudem

Vera Lúcia, presidente, e Flávia Catanante Gonzaga de Castro, coordenadora estadual de educação da FEAPAES-SP

A FEAPAES-SP foi convidada a fazer parte de uma audiência pública no Supremo Tribunal Federal, quando foi tratada a questão da inclusão da pessoa com deficiência.

Na sua manifestação, Flávia Catanante Gonzaga de Castro, coordenadora estadual de educação da FEAPAES-SP, destacou que não é possível tratar a complexidade da deficiência intelectual sob o paradigma da simplicidade.

Segundo Flávia Catanante, os graus de comprometimento possuem amplitude imensurável. Alguns alunos têm adaptações suficientes para o seu avanço e progresso.

Mas em outros, somente adaptações muito significativas, um currículo pautado na funcionalidade adaptativa, apoio de equipe multiprofissional é capaz de desenvolver habilidades acadêmicas, práticas e sociais, necessárias para a inclusão social.

Posição das mães

A entidade representativa das APAES do Estado de São Paulo marcou as posições das mães com pessoas com deficiência, dos diretores de escolas públicas e a experiência de grande número de professores e especialistas de educação.

Flávia Catanante disse que “como mãe de pessoa com deficiência, requeiro o direito assegurado de decidir onde quero que meu filho estude, baseado nas necessidades que tem”.

Audiência

Feliz com o destaque, a presidente Vera Lucia Ferreira destacou a participação da entidade no cenário nacional e seu histórico de lutas, razão do convite para participar da audiência no Supremo Tribunal Federal.

Cristiany de Castro, superintendente da UNIAPAES-SP e ex-presidente da FAEAPAES-SP, destacou que a luta pela inclusão é permanente, exigindo trabalho, dedicação e coerência de posição em defesa das pessoas com deficiência.

De positivo, ficou a posição da entidade paulista que congrega as APAES do Estado de São Paulo, cuja importância cresce a cada dia por força da união de entidades, pessoas e objetivos nessa jornada humana.


+ Inclusão