FBR deve alavancar internacionalização dos calçados francanos

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 10 de novembro de 2021 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento, que teve início nesta quarta, é promovido pela ACIF, Prefeitura de Franca, InvestSP e Sebrae-SP

Evento começou nesta quarta-feira, 10, e termina nesta quinta, 11

 

A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), a Prefeitura de Franca, a InvestSP e o Sebrae-SP realizam, nesta quarta e quinta-feira, 10 e 11 de novembro, a 1ª Rodada de Negócios Internacionais de Franca (FBR – Franca Business Round), que reúne 30 fábricas de calçados francanas e mais de 20 importadores do Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai com a finalidade de gerar oportunidades de negócio para o setor calçadista e alavancar as exportações.

O prefeito de Franca Alexandre Ferreira, o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, o gerente regional do Sebrae-SP, Vinícius Nóbrega, e o diretor consultivo do Sindifranca, Giuliano Spineli Gera, foram os anfitriões do evento de abertura da FBF que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 10, no auditório do Senai.

“É muito importante, para nós governantes, fazer com que nossas cidades cresçam e se desenvolvam. A ideia é que a gente possa colocar Franca no lugar que ela merece, na posição que ela merece”, afirmou Alexandre.

Tarciso enfatizou a importância do evento e de como o setor calçadista se posiciona na economia local. “Sabemos da importância do setor calçadista para a nossa cidade, de sua força econômica e de geração de empregos. Atualmente, ele é responsável por 1/3 de nossas exportações e quase 17 mil carteiras assinadas”, pontuou.

Para Giuliano, a Rodada de Negócios desponta como um importante instrumento de retomada do setor na trilha exportadora. “O fato de termos, hoje, empresários, autoridades e entidades unidas por um objetivo em comum, já é um grande passo para o nosso processo de internacionalização”.

“Quero dizer que, com certeza, vocês estão no melhor lugar do mundo para fazer negócios relacionados a calçados”, disse Vinicius ao dar boas-vindas aos exportadores.

Também falaram ao público por vídeo-chamada o presidente do Sebra-SP, Tirso Meirelles, o vice presidente e a coordenadora de Promoções de Exportações da InvestSP, Torquato Jardim e Natália Muto.

Sobre a Rodada

Após o evento de abertura no Senai, fabricantes locais e importadores se dirigiram ao Comfort Hotel para as negociações.

No salão de evento, estandes com os produtos francanos e mesas de negociação foram montadas. Cada uma das 30 empresas terão, nos dois dias de evento, encontros de 1 hora com importadores que possuem perfil de compra compatível com sua marca.

Os participantes terão o apoio em tradução no decorrer das negociações e no acompanhamento pós-venda.

Uma equipe da área de operações financeiras internacionais do Banco do Brasil estará presente durante a FBR que contará, ainda, com o suporte para operações logísticas, despachante aduaneiro e trading parceiros.

Apoiam a ação o Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), Banco do Brasil, Euromonitor, Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de SP), Ciesp/Franca (Centro das Indústrias do Estado de SP), UPS (United Parcel Service), Ceciex (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais, Importadoras e Exportadoras), Associação Comercial de São Paulo e Ibrei (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais).

*Crédito das fotos: Wilker Maia / ACIF


+ Economia