Fazenda de Itirapuã, produtora de cachaça, recebe visita do turismo gastronômico

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 14 de agosto de 2023 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O local surpreende pelo uso de maquinários antigos: a cachaça é produzida no engenho movido pela roda-d’água desde 1860.

A Fazenda Barra Grande, em Itirapuã/SP, recebeu a press trip da Semana Sabor São Paulo, um programa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e Senac São Paulo.

A propriedade faz parte do turismo gastronômico da Alta Mogiana, uma das regiões paulistas que integram as 10 Rotas Gastronômicas do Estado.

Durante a visita, o grupo – formado por jornalistas, agentes de turismo e influenciadores especializados em turismo – conheceu a gastronomia da fazenda, seus produtos e a história do local e das pessoas que compõem o cenário.

Comando

A Fazenda Barra Grande é comandada pelo empresário Maurílio Figueiredo Cristófani, 5ª geração à frente dos negócios.

A propriedade produz café, cana-de-açúcar, milho, pecuária, a premiada Cachaça Barra Grande e é um dos engenhos produtores da Cachaça Santo Grau.

O local surpreende pelo uso de maquinários antigos: a cachaça ainda é produzida no engenho movido pela roda-d’água implantada na fazenda em 1860.

Além do engenho e das adegas, o restaurante oferece pratos típicos da roça preparados com ingredientes da região, incluindo a carne na lata, servida com polenta de fubá do moinho de pedra.

O prato inclusive, foi o escolhido para representar a gastronomia do local nas Rotas Gastronômicas. A polenta é servida frita em pequenos pedaços que ficam crocantes por fora e cremosos por dentro, realmente, sabor dos deuses.

Destaque

“É uma honra fazer parte desse programa e ter recebido a visita de profissionais que entendem de turismo gastronômico. São poucos pontos de interesse, entre bares, restaurantes, sorveteria, sítios, empórios, vinícolas e cervejarias e a Fazenda Barra Grande está nessa seleta lista”, destaca Maurílio.

Além da visitação, o Sabor de SP também inclui capacitações ligadas ao setor, apresentação das ações da secretaria e um festival gastronômico, com entrada gratuita, que acontece em Ribeirão Preto.


+ Cidades